Os impactos sociais da Copa de 2014 em debate

untitled-1_copy_normal

No dia 24 de outubro, o Comitê Popular de São Paulo, a Defensoria Pública do Estado e a Escola da Defensoria realizarão um seminário que encaminhará novas discussões sobre os impactos gerados pela Copa do Mundo 2014.

“Os Impactos Sociais da Copa de 2014 em Debate” discutirá a nova lei geral da copa, impactos urbanísticos, as remoções forçadas e a luta dos movimentos sociais contra violações de direitos humanos nas preparações do megaevento.

A programação começa às 8h30 do dia 24 no auditório da Defensoria Pública do Estado de S. Paulo: Rua Boa Vista 200 – Centro de São Paulo.

8h30min –9h30min Inscrição e coee break

9h30min –11h00min LEI GERAL DA COPA E A SUPRESSÃO DE DIREITOS E ESTADO DE EXCEÇÃO

Palestrante: Alexandre Mendes (Advogado, Doutorando em Direito da Cidade -UERJ)

11h00min – 12h30min REMOÇÕES FORÇADAS E O DIREITO A MORADIA

Palestrante: Jairo Salvador de Souza (Defensor Público, em atuação na 2ª Defensoria Pública de São José dos Campos, Coordenador do Centro de Atendimento Multidisciplinar e Colaborador do Núcleo de Habitação e Urbanismo da Defensoria Pública de São Paulo. Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes no RJ)

12h30min – 14h00min Almoço

14h00min – 15h30minOS IMPACTOS URBANÍSTICOS E POLÍTICOS DAS OBRAS NA COPA SOBRE AS CIDADES

Palestrante: Kazuo Nakano (Arquiteto urbanista, graduado pela FAU – Universidade de São Paulo, pós-graduação em gestão urbana e ambiental pelo Institute for Housing and Urban Development – IHS de Rotterdam, Holanda, mestre em Estruturas Ambientais e Urbanas pela FAU – Universidade de São Paulo, doutorando em Demografia no Núcleo de Estudos Populacionais (NEPO) da UNICAMP. Trabalhou no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP e foi Gerente de Projeto da Secretaria Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades. Atua como técnico do Pólis – Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais com desenvolvimento de pesquisas urbanas e atuação em assessorias técnicas em diversas cidades brasileiras na elaboração de planos diretores participativos como, por exemplo, em São Gabriel da Cachoeira (AM), Vitória (ES), Piracicaba (SP), Fortaleza (CE). Foi professor no Centro Universitário do Serviço Nacional do Comércio (SENAC) no curso de mestrado lato sensu sobre Projetos Gestão Social. Integrou a equipe de consultoria que elaborou o Plano Nacional de Habitação (PLANHAB) junto à Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades. Tem artigos sobre esse assunto publicados em livros e periódicos especializados.

15h30min – 16h00min Coee Break

16h00min – 17h30min RESISTÊNCIA E LUTA DOS MOVIMENTOS POPULARES FRENTE ÀS VIOLAÇÕES DA COPA DO MUNDO DE 2014

Palestrantes: Benedito Roberto Barbosa(Advogado do centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e da União dos Movimentos de Moradia (UMM)), Gloria Orlando (Membro do Comite Copa Pra Quem? da Região de Itaquera) e Rosilene Wanseto (Coordenação Jubileu Sul)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here