Cine Bijou apresenta “Linha de Montagem” e “Flaskô: sob o controle dos trabalhadores” + Debates

cinebijou_12_nov_linhamontagem_flaskocc82_a

Ambos os filmes abordam a luta operária, no entanto, vinte anos entre ambos e um personagem que os liga: Luís Inácio Lula da Silva que, no primeiro filme é líder sindical e no segundo, presidente recém-eleito do país.

Como sempre, uma roda de conversa no final das exibições, cujo tema será: “Tempo ocupado, tempo de ocupação”, onde a proposta é debatermos sobre as diversas ocupações que tem arrebentado pelos cantos da cidade e o que elas representam dentro do contexto no qual vivemos. As ocupações constantes na periferia da cidade, as recentes ocupações de sem-teto em prédios abandonados do centro, a Ocupa Sampa no Vale do Anhangabaú e também os compas estudantes que participaram das duas recentes ocupações na USP, do Centro Administrativo da FFLCH e da Reitoria: estão tod@s convidad@s a debater com a gente os limites e potenciais de nosso tempo cotidiano, os limites e potenciais do novo tempo-espaço experienciado nas diversas ocupações.

Por que os diversos tipos de ocupação são tão reprimidos pelas força policiais é uma questão para pensarmos cada vez melhor também, e coletivamente, sobretudo a partir de episódios violentos como foi o despejo da reitoria uspiana. Por que as elites e as forças repressivas de nossa sociedade não toleram, de maneira nenhuma, que deixemos de nos ocupar com o trabalho, com as ordens, com a burocracia e com as mecanicidades de nosso cotidiano? Por que deve ser tão exemplar a punição de quem ousa ocupar os espaços de poder, dito democrático, ou ociosos, ditos públicos ou portadores de qualquer função social?

As provocações iniciais são essas, e fica reforçado o convite a uma boa sessão de cinema e debate-papo.

Ajudem a Divulgar e Compareçam!

Forte Abraço a Tod@s,

Coletivo do Cine Bijou – Cinema e Memória

MAIS INFORMAÇÕES:

LOCAL: Teatro Studio 184, Pça Roosevelt, 184 – Centro

REALIZAÇÃO: Coletivo do Cine Bijou – a Ponte, Núcleo Memória, Teatro Studio 184 e Sarau da Ademar

CONTATOS: [email protected] / 8460-3200 (c/ Alessandra), 8216-1889 (c/Ane), 8708-7962 (c/ Danilo), ou 8911-7917 (c/Silvana)

BLOG: http://bijoucinememoria.blogspot.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here