Por Passa Palavra

O Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro (http://comitepopulario.wordpress.com/) promoveu neste sábado, dia 03, um ato com a proposta de abraço coletivo em torno do Estádio Mário Filho, mais conhecido como Maracanã.

Conforme anunciamos aqui as reivindicações dos manifestantes, o ato “O Maraca é nosso!” marcou o início de mobilizações contra a mega reforma do estádio e as transformações por que vêm passando as cidades do país que irão sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas, como é o caso do Rio de Janeiro.

maracanaO grandioso evento da FIFA já começou a atingir e modificar o cotidiano de muitas pessoas, como as que estão sendo removidas de áreas que serão destinadas ao turismo e à construção de estrutura para a Copa, assim como a perseguição aos camelôs e a transformação de patrimônios históricos tombados das cidades. Sendo geralmente operadas por verdadeiras leis de exceção, as reformas urbanas em torno desses eventos estão no centro da preocupação de diversos movimentos sociais e da população mais pobre das cidades envolvidas.

Ouça abaixo a entrevista com Hertz Leal, do Comitê e do Fórum Nacional de Reforma Urbana sobre o ato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here