Casa da Achada: Mário Dionísio, escritor e outras coisas mais

achada-11

MÁRIO DIONÍSIO, ESCRITOR E OUTRAS COISAS MAIS
Mário Dionísio contado por Mário Dionísio

Sábado, 14 de Janeiro, 16h

Em Janeiro iniciamos uma nova rubrica sobre Mário Dionísio. Após 18 sessões sobre a escrita de Mário Dionísio – entre poesia, contos e um romance -, transformamos ‹‹Mário Dionísio, escritor›› em ‹‹Mário Dionísio, escritor e outras coisas mais››, uma série de sessões sobre a sua escrita e outras facetas da sua vida e obra.

Neste sábado vamos pôr Mário Dionísio a contar-se a si próprio com a leitura, a várias vozes, de textos autobiográficos, acompanhados por projecção de imagens. Este conjunto de textos e imagens foi já apresentado numa sessão sobre Mário Dionísio em Alhos Vedros.

‹‹Mas voltando ainda à Faculdade. Não sabia onde começava e onde acabava o amor, a luta pela liberdade e pela transformação do mundo, a criação poética. Engolia o Altolaguirre, o Emilio Prados, o Lorca muito menos (nunca soube explicar isto, tenha embora um poema que parece inspiradíssimo num dele mas não é: desconhecia ainda o belíssimo «eran las cinco en punto de la tarde»), o Rafael Alberti, mais que todos talvez. Sonhava declamar, como ele, um grande poema na frente de combate. A minha convicção era que versos de tal modo declamados (mas tinham de ser bons, era o que já pensava) fariam recuar os tanques do inimigo, quebrar grades de cadeias, erguer bandeiras com multidões de esfarrapados atrás delas. Armazenar os explosivos. Pegar fogo ao rastilho. Vieram-me dizer: “Foste falado nos interrogatórios desta noite. Põe-te a andar”.››

Mário Dioníso, Autobiografia, 1987

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here