Por que motivo a religião que mais compaixão manifesta pelos animais, o hinduísmo, é a que mais crueldade revela para com os seres humanos, instituindo o sistema de castas? E por que motivo o Terceiro Reich de Hitler e de Himmler, que generalizou os campos de concentração para os opositores, praticou extensivamente a liquidação dos doentes físicos e mentais considerados incuráveis, tentou exterminar todos os judeus, assassinou em massa inúmeros eslavos e escravizou muitos mais, foi pioneiro na legislação de preservação do ambiente e de protecção aos animais? Passa Palavra

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho bem interessante esse tipo de questionamento.

    Certamente não existe uma correlação entre ser vegetariano ou defender os direitos dos animais não-humanos e uma prática de mesma ética em relação aos seres humanas.

    Por vezes acho que a defesa dos animais não-humanos vira uma certa forma de espetacularização da ética. Cria-se uma imagem que toma o lugar da realidade, ou a dissimula.

    De qualquer forma, acho que para se ter coerência, deve-se lutar contra a exploração e opressão daqueles que sofrem e demonstram perseguir liberdade e manter sua vida da melhor forma possível, seja de que espécie, gênero, cor, tamanho forem.

  2. Em relação ao respeito e à estima pelos direitos dos animais na Alemanha, isso não é criação do nazismo mas resulta de uma grande tradição da sociedade alemã desde séculos atrás. Não admira que o nazismo aceitasse e mantivesse de bom grado essa saudável tradição. Feuerbach,Marx, Engels,(leia-se a Dialéctica da Natureza) Shopenhauer, Heine, e tantos outros pensadores alemães dos séc(s) XVIII e XIX, sempre mantiveram com os animais uma grande aproximação com a própria natureza humana e as diferenças que encontraram entre os seres humanos e os animais foram de certo modo mínimas.
    Por isso, se alguma coisa se deve estranhar é a pergunta do passa palavra, à qual de resto não foi capaz de responder, embora, geralmente encontre resposta para tudo.
    Por que será?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here