Casa da Achada: o desenho na obra de Mário Dionísio, com Paula Ribeiro Lobo

achada-1

MÁRIO DIONÍSIO, ESCRITOR E OUTRAS COISAS MAIS
O desenho na obra de Mário Dionísio
com Paula Ribeiro Lobo

Sábado, 18 de Fevereiro, 16h

Após uma primeira sessão desta rubrica – em que foram lidos, a várias vozes, textos autobiográficos -, nesta 2ª sessão vamos saber mais sobre uma faceta pouco conhecida da obra de Mário Dionísio: o desenho.

Quem vem falar sobre o desenho na obra de Mário Dionísio é Paula Ribeiro Lobo, curadora da exposição ‹‹Sonhar com as mãos››, patente na Casa da Achada até ao dia 20 de Abril.

Desde a sua inauguração, em Setembro, organizámos uma visita guiada por mês – três por Paula Lobo e uma por Rui-Mário Gonçalves -, neste mês pensámos organizar esta sessão, pelo que não haverá visita guiada.

    ‹‹Autodidacta, Mário Dionísio reteve das leituras de André Lhote um “conselho” que influenciaria toda a sua produção pictórica e gráfica: “desenhar é preparar de antemão o lugar para a cor”. Desta concepção do desenho como meio para alcançar a pintura nunca conseguiu libertar-se. Mesmo na fase abstracta, a mão fugia para o traço colorido e contrariava a vontade de partir para as telas com grandes manchas de tinta: “O desenho prende-me e grande parte do esforço posterior será o de alterá-lo, disfarçá-lo, destruí-lo, esquecer-me dele o mais depressa possível”, escreveria num diário de 1983.››

Paula Ribeiro Lobo, ‹‹A necessidade de ver claro››, Sonhar com as mãos – O desenho na obra de Mário Dionísio

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here