Homenagem às mulheres vítimas da ditadura e da democracia (Anistia Especial no Dia Internacional da Mulher)

Anistia Especial no Dia Internacional da Mulher – programação atualizada

Mulheres vítimas da ditadura e da democracia serão homenageadas conjuntamente pela Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, na Cinemateca em SP


Nos próximos dias 08 e 09 de Março, durante as celebrações da Semana Internacional da Mulher, ocorrerá na Cinemateca Brasileira em São Paulo a 55ª Caravana da Anistia – Especial do Dia Internacional da Mulher. Realizada pela Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, e apoiada por diversas entidades nacionais e paulistas (Cinemateca Brasileira, Núcleo de Preservação da Memória Política, Fórum dos Ex Presos e Perseguidos Políticos, Comitê das Mulheres Pela Verdade, Associação Mulheres Pela Paz, Grupo Tortura Nunca Mais/SP, Associação da Madre Cristina do Instituto Sedes Sapientiae, União Brasileira das Mulheres, Memorial da Resistência, Mães de Maio de São Paulo e Arquivo Público do Estado de São Paulo), esta Caravana terá como tema central a Resistência das Mulheres durante a ditadura civil-militar brasileira, e também atualmente durante a democracia.

As Caravanas da Anistia são um projeto educativo, que realiza sessões públicas itinerantes de julgamento, sendo incentivado o debate sobre o período da ditadura civil-militar brasileira e o papel da anistia política para sua superação. São contadas histórias de pessoas públicas e anônimas que foram perseguidas e torturadas pelo regime civil-militar, valorizando o aspecto coletivo da luta política, e o papel dos partidos e demais organizações clandestinas na resistência contra a violência ditatorial. As edições do projeto são acompanhadas por atividades educativas e culturais, promovidas pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. As atividades são registradas em relatórios, gravações em áudio e vídeo e fotografias, que são entregues ao Memorial da Anistia Política do Brasil, previsto para ser inaugurado em Belo Horizonte-MG, contribuindo para o acervo e construção da memória política brasileira.

Nesta sua 55ª edição, pela primeira vez, a Caravana da Anistia homenageará também o movimento Mães de Maio, grupo de mães, familiares e amigos de vítimas do estado durante o atual período democrático, movimento que surgiu a partir dos Crimes de Maio de 2006 ocorridos no estado de São Paulo, principalmente nas periferias das grandes cidades. As Mães de Maio de São Paulo, que deram este nome ao seu movimento por conta do fatídico mês e também em alusão às Madres da Plaza de Mayo argentinas, sempre foram solidárias à luta pelo direito à memória, à verdade e à justiça das vítimas da ditadura. Segundo nota oficial do movimento: “As Mães de Maio sempre foram, e continuarão sendo, solidárias à luta pelo direito à memória, à verdade e à justiça de tod@s @s perseguid@s e pres@s polític@s do Estado brasileiro, desde @s indígenas massacrad@s, @s african@s escravizad@s, os camponeses e camponesas expulsas de suas terras e assassinad@s, @s operári@s explorad@s, as vítimas e parentes de pres@s e perseguid@s políticos da ditadura civil-militar, e a@s milhares de pres@s polític@s atuais do Estado brasileiro, em sua maioria negra e pobre, das periferias e dos movimentos sociais”.

As atividades que serão realizadas durante os dias 08 e 09 de Março, em São Paulo, serão portanto uma ocasião ímpar aonde se encontrarão algumas das principais guerreiras da resistência por justiça e liberdade do período contemporâneo da história brasileira. Dentre as homenageadas estão Encarnacion Lopez Peres, Maria Auxiliadora Arantes, Marina Vieira da Paz, Joana D´Arc Vieira Neto, Clara Charf (viúva de Carlos Marighella), Adoração Sanchez, Consuelo de Toledo Silva, Damáris Lucena, Izaura Coqueiro, Josephina Bacariça, Maria Prestes e – In Memorian – Maria Lúcia Petit, Elza Monerat , Maria Emília Guerra. Dentre as Mães de Maio de São Paulo serão homenageadas Débora Maria da Silva, Vera Lúcia de Freitas, Ednalva Santos, Maria José Gomes, Flávia Gonzaga, dentre outras.

CONFIRAM ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA ATIVIDADE.

MAIS INFORMAÇÕES:

Rosane Cavalheiro Cruz, da Comissão da Anistia – 61-9118-6553

Débora Maria da Silva, das Mães de Maio – 13-8124-9643

Rose Nogueira, do Grupo Tortura Nunca Mais-SP – 11-9615-3293

Ivan Seixas, do Núcleo Memória / Condepe-SP – 11-8162-4469

55ª CARAVANA DA ANISTIA

HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL

DA MULHER

Realização:

Comissão de Anistia do Ministério da Justiça

Parceiros:

Cinemateca Brasileira

Núcleo de Preservação da Memória Política

Fórum dos Ex Presos e Perseguidos Políticos

Comitê das Mulheres Pela Verdade

Associação Mulheres Pela Paz

Grupo Tortura Nunca Mais/SP

Associação da Madre Cristina do Instituto Sedes Sapientiae

União Brasileira das Mulheres

Memorial da Resistência

Mães de Maio de São Paulo

Arquivo Público do Estado de São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here