Casa da Achada: exposição «Deus no Telhado e os Novos Anjos», fotografias de Giuseppe Morandi

UMA NOVA EXPOSIÇÃO:
DEUS NO TELHADO E OS NOVOS ANJOS
Fotografias de Giuseppe Morandi

Inauguração: quarta-feira, 25 de Abril, 19h

A Casa da Achada – Centro Mário Dionísio, em colaboração com a Lega di Cultura di Piadena, apresenta a exposição de fotografia «Deus no telhado e os novos anjos» de Giuseppe Morandi. A inauguração conta com a presença do autor e o Coro da Achada canta algumas canções do seu repertório.

A exposição é constituída por meia centena de retratos – feitos ao longo de meio século – de homens, mulheres, crianças, gente vulgar – italianos, africanos, indianos -, que, uma vez fotografada, deixa de ser vulgar e nos faz pensar. São cenas de quotidiano e cenas de festa na Baixa Padana. O título nasceu dum poema de Lise Rouillard, escrito em 1986, que ao ver um pedreiro a trabalhar em cima dum telhado, ela exclama que é um deus.

De origem camponesa, nascido em 1937 numa aldeia da Planície do Pó, Giuseppe Morandi, sem nunca ter deixado de ser dactilógrafo na Câmara de Piadena, começou, em meados dos anos 50, a filmar e a fotografar aquilo que conhecia bem: a vida dura do campo e os camponeses que aí viviam. Tratava-se de lhes restituir uma dignidade perdida. Vieram mais tarde as fotografias de imigrantes que, em tempos de decadência da agricultura, os substituíram. E, entretanto, escreveu novelas no dialecto da sua terra.

A exposição poderá ser visitada até ao dia 28 de Maio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here