Casa da Achada: sessão sobre Maria Letícia Clemente da Silva


 

CONVITE

Sessão sobre Maria Letícia Clemente da Silva
Sábado, 21 de Abril às 16h
Casa da Achada

Quem é Maria Letícia?

Realiza-se no sábado, 21 de Abril, às 16h, na Casa da Achada – Centro Mário Dionísio, uma sessão sobre Maria Letícia Clemente da Silva (1915-2010), mulher de características invulgares, antifascista, professora, tradutora, companheira de toda a vida de Mário Dionísio. Sem ela, não existiria esta associação.

Quatro fundadoras da Casa da Achada que a conheceram bem assegurarão as intervenções iniciais. Diana Dionísio traçará resumidamente uma biografia de Maria Letícia. Maria Helena Carvalho e Maria Emília Diniz, suas amigas e colegas de muitos anos, abordarão o seu trabalho de professora, a sua participação na Comissão para a Reforma Educativa depois do 25 de Abril (1974-1975) e também a sua colaboração (com Maria Emília Dinis) no jornal A Capital, no Consultório Escolar (1968-69), assinada com o pseudónimo Diniz da Silva. Natércia Coimbra falará do trabalho de inventariação do Espólio Literário de Mário Dionísio que, em 1994-1996, realizou com a importante ajuda de Maria Letícia.

Uma pequena exposição de livros, documentos e fotografias ajudará a conhecer o seu percurso.

A Casa da Achada-Centro Mário Dionísio convida todos a estarem presentes. E pede a ex-alunos, ex-colegas, ex-amigos, a todos os que se cruzaram com ela, que participem na sessão, com depoimentos escritos ou orais, de forma a que todos passem a conhecer melhor esta figura especial e, através dela, aspectos importantes do século XX português – a opressão salazarista, o quotidiano e as lutas das mulheres, o ensino. E muito mais.

Na nossa página, publicámos um texto sobre Maria Letícia, aquando da sua morte, em Dezembro de 2010.

Publicámos também um artigo na Ficha 2, em Abril de 2011.

O arquivo pessoal de Maria Letícia está guardado na Casa da Achada e merece ser estudado.

O dia 21 de Abril é o último dia da exposição «Sonhar com as mãos – o desenho na obra de Mário Dionísio» que inclui cinco retratos de Maria Letícia feitos por Mário Dionísio.

 

A direcção da Casa da Achada-Centro Mário Dionísio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here