Casa da Achada: ciclos «A Paleta e O Mundo» e «Política Uma Vez Por Semana»


CICLO A PALETA E O MUNDO III

Segunda-feira, 30 de Abril, 18h30

Na 3ª parte do ciclo «A Paleta e o Mundo» lemos obras que foram citadas em A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio, ou obras de autores seus contemporâneos.

Nesta sessão, Pedro Rodrigues conclui a leitura, com projecção de imagens e audição de peças musicais, de Introdução à música moderna (1941) de Fernando Lopes-Graça.

«O esforço de Fernando Lopes Graça e de todos os seus colaboradores tem sido de uma importância primordial e decisiva nesta luta pela seriedade da actividade musical. O compositor que se desdobra em regente de orquestra e em organizador de coros, em executante e em ensaiador, em conferencista e em autor de livros de divulgação, e o grupo de colaboradores que ele próprio tem sabido fazer nascer à sua volta, são pedras fundamentais dessa mesma luta que, abrindo a sensibilidade e a inteligência do público para a arte dos sons, está evitando, pelos seus próprios meios e no escalão que lhe compete, a possibilidade monstruosa de uma vida sem música.»
Mário Dionísio, «Contra uma vida sem música», Entre palavras e cores – alguns dispersos (1937-1990)

CICLO DE CINEMA
POLÍTICA UMA VEZ POR SEMANA

Segunda-feira, 30 de Abril, 21h30

Agora que parece que temos pouco que ver com política, embora ela nos determine a vida quotidianamente, apresentamos o ciclo de cinema «Política uma vez por semana». A política não é só a do poder, ou as vias mais ou menos legais para o alcançar, mas também levantamentos populares, lutas pequenas (ou grandes), revoltas e revoluções, de que a História e as nossas vidas se fazem. É impossível separar a Política da História. E a arte – o cinema incluído – tem política dentro.

Nesta sessão deste ciclo, entre o 25 de Abril e o 1º de Maio, projectamos Torre bela (1977, 88 min.) – documentário sobre a ocupação, por camponeses, desta propriedade ribatejana de exploração agrícola em 1975 – de Thomas Harlen e Nós operárias da Sogantal (2008, 58 min.) – onde são entrevistadas, 30 anos depois, as operárias que participaram nas lutas da Sogantal – de Nadejna Tilhou. Quem apresenta é Sérgio Tréfaut.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here