Espaço Cultural Mané Garrincha: documentário “Os libertários” e debate “O movimento operário anterior a 1922”

A classe operária brasileira expressou sua verdadeira alma internacionalista nas primeiras décadas do século XX.

 

Composta por trabalhadores nativos e uma grande massa de imigrantes europeus, a jovem classe operaria soube enfrentar a patronal de forma autônoma, paralisando a produção, quando o patrão exigia-lhe mais suor. Respondendo com a solidariedade, através do mutualismo, quando o patrão apostava na divisão entre trabalhadores. Criando espaços políticos e culturais independentes, por oposição aos alienantes espaços burgueses.

As grandes capitais foram palcos desses acontecimentos, sendo que, enquanto a mobilização de 1907 clamava pela defesa dos militantes estrangeiros, quando o Estado oligárquico baixou a lei Adolfo Gordo que permitia expulsá-los do país, a greve do ano de 1917 paralisava a economia dos grandes centros. Assim, os imigrantes operários dão mais um passo no Brasil na constituição dos métodos de luta, da greve e pelo fim do Estado, da propriedade privada e da religião.

Perseguidos por todos os lados, os anarco – sindicalistas brasileiros resistiram como puderam e somente depois, com a política repressora e de infiltração nos seio da classe trabalhadora no governo de Getúlio Vargas, esse sindicalismo combativo sairia de cena para dar lugar a um tipo de sindicalismo que conhecemos ainda em nossos dias, o do peleguismo.

Para saudar esse passado de glória dos trabalhadores e refletir sobre o seu legado para os lutadores de hoje é que nós do Espaço Cultural Mané Garrincha convidamos a todos para essa atividade sábado, às 15h do dia 19.05.2012, como parte comemorativa do mês que se inicia com a data do dia do trabalhador. Faremos a exibição do documentário “Os libertários” (30 min.) seguida de apresentação e debate.

Espaço Cultural Mané Garrincha.   

espacogarrincha.blogspot.com

Será no espaço Mané Garrincha, 
Rua Silveira Martins, 131, Sé, próximo ao Poupatempo, Sábado dia 19 de maio às 15 horas. 

 Atividade de Maio:
Sábado, 12 de Maio, 15 horas:
 
Espaço Cultural Mané Garrincha e grupo Cipó de Aroeira, convidam para o leitura e discussão do conto Primeiro de Maio de Mario de Andrade.
 
Sábado, 19 de Maio, 15 horas:
 
Espaço Cultural Mané Garrincha e o camarada Valdeir, convidam para o debate  “O movimento operário anterior a 1922” ( título provisório)
 
Sábado, 26 de Maio, 15 horas:
 
Espaço Cultural Mané Garrincha e Grupo de estudos  d’O capital de Marx convidam para o encontro mensal do grupo:
Livro I, Seção IV, Capitulo, XIII A maquinaria e a industria moderna, pontos 5,6 e 7: 5-luta entre o trabalhador e a máquina, 6-A teoria da compensação, relativa aos trabalhadores
deslocados pela maquinaria, 7-Repulsão e atração de trabalhadores com o desenvolvimento da produção mecanizada. Crises da indústria algodoeira.

Espaço Cultural Mané Garrincha

Rua: Silveiira Martins, 131, sala 11, Sé, proximo ao poupatempo. 


Acesse: http://espacogarrincha.blogspot.com/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here