Servidores da Saúde protestam contra censura da Prefeitura do Rio a livro sobre drogas

Manifestantes usarão vendas nos olhos e levarão exemplares de livro censurado para a Praça XV

Servidores e usuários do sistema de saúde e de saúde mental do Rio de Janeiro se reúnem hoje, a partir de 13h, na Praça XV, para uma manifestação contra o que chamam de censura da Prefeitura do Rio de Janeiro a livro sobre políticas de redução de danos em usuários de drogas. Os manifestantes levarão exemplares do livro “Toxicomanias: Incidências Clínicas e Socioantropológicas” e, por volta de 14h, posarão para uma foto de olhos vendados, com a inscrição “ESTE É O LIVRO QUE A PREFEITURA NÃO QUER QUE VOCÊ LEIA”. São esperadas entre 100 e 300 pessoas.

A ação está inserida no ato de celebração do Dia da Luta Antimanicomial, que reúne anualmente, todo 18 de maio, em todo o Brasil, trabalhadores e usuários do sistema de saúde mental que defendem a Reforma Psiquiátrica e o fim dos manicômios no país. Estão previstas intervenções artísticas de grupos de usuários do sistema de saúde mental. Pela manhã, a partir de 10h, haverá também uma solenidade na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) sobre o tema.

A censura

O livro “Toxicomanias: Incidências Clínicas e Socioantropológicas” é publicado pelo Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas da Universidade Federal da Bahia (CETAD/UFBA), e se tornou uma referência sobre políticas de redução de danos para usuários de drogas. Semana passada, após uma matéria do jornal O Dia, a publicação foi arbitrariamente retirada pela Prefeitura do site da Coordenação de Saúde Mental do Rio de Janeiro, o que gerou protestos e denúncias de trabalhadores da área. Duas notas foram divulgadas: uma primeira assinada pelos autores do livro e pelo CETAD, e uma outra assinada por diversas entidades de saúde e direitos humanos do RJ.

 

Entenda o caso, e leia a nota: http://bit.ly/CensuraDrogas 



MAIS INFORMAÇÕES

Gustavo Mehl – 21 8162-2181
Assessoria de Comunicação do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro – CRP-RJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here