Casa da Achada: ciclo de cinema «Política Uma Vez Por Semana»

CICLO DE CINEMA
POLÍTICA UMA VEZ POR SEMANA

Segundas-feiras, 21h30

Agora que nós-números (e não pessoas) temos pouco a ver com a política – diz-nos quem está no poder. Porque ela pertence aos governos, aos partidos e a mais ninguém.
Ora, as nossas vidas são determinadas por ela. No nosso quotidiano há o que os outros fazem «por» nós e o que nós fazemos ou não fazemos, dizendo sim ou não. Política não é só a tomada do poder e o que se foi fazendo, com sucesso ou não, por meios «legais» para o alcançar. Além do Poder há poderes. Levantamentos populares, lutas pequenas (ou grandes), revoltas e revoluções são Política. De que a História e as nossas vidas se fazem. É impossível separar a Política da História.
A política, e também a do dia-a-dia, com muitas histórias dentro, encontramo-la nas artes – e o cinema é uma delas. Temas e sobretudo modos diferentes de fazer as artes. Ao contrário do que muitas vezes se diz, a política não é distinta da arte. É parte dela.
Abril é um mês que dá vontade de recomeçar a falar. Vamos mostrar filmes da história do cinema, outros esquecidos, outros recentes, que poucos conhecem. E desta vez, apresentamos mais documentários do que é costume. Haverá sessões com dois filmes: sobre épocas com a política à vista, que marcaram quem vive hoje, mesmo que não estivesse nascido então – o 25 de Abril, o Maio de 68.
Com aquela ideia de que se vive melhor conhecendo o que está escondido.

Segunda-feira, 4 de Junho, 21h30
Um dia inesquecível

de Ettore Scola (1977, 110 min.)

Segunda-feira, 11 de Junho, 21h30
Esta terra é minha

de Jean Renoir (1943, 103 min.)

Segunda-feira, 18 de Junho, 21h30
Um rei em Nova Iorque

de Charlie Chaplin (1957, 110 min.)

Segunda-feira, 25 de Junho, 21h30
América – Relação de classes

de Alain Resnais (1974, 120 min.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here