OSU vai à Es.Col.A

OCUPA | SENSIBILIZA | UTILIZA …tem tudo a ver com a CasaViva.

Por isso, recomendamos três momentos imperdíveis, recuperados a propósito de uma okupação insanamente despejada.

OSU vai à Es.Col.A

sábado, 16 junho 21h30, Largo da Fontinha

Um colectivo. Três anos ímpares, três okupações, três vídeos:

OCUPA | SENSIBILIZA | UTILIZA

O colectivo OSU nasceu no Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, para fazer uso dos espaços abandonados no tempo. A urgente necessidade de os tornar úteis fez-nos sensibilizar as pessoas para a vontade de os ocupar.

 <http://3.bp.blogspot.com/-0_L_AnwQVYg/T9X9njTi9XI/AAAAAAAAHIU/bPRsAX7sC_w/s1600/osu1.JPG> Em 2001, o colectivo OSU realizou dois murais alertando para a degradação do património edificado da cidade do Porto. Com o registo vídeo dos mesmos, concebeu-se uma instalação vídeo que foi inaugurada no evento “Sentidos Grátis 4.0”.

Ano de realização: 2001

Argumento – Realização – Produção: colectivo OSU

Duração: 9.44 minutos

<http://1.bp.blogspot.com/-MfqJmAXNEhc/T9X-QK5jPAI/AAAAAAAAHIc/eM0MH5pwm_c/s1600/osu2.JPG> Em 2003, e depois da anterior incursão num espaço privado devoluto do Porto, o colectivo OSU quis tornar visível o espaço público e ocupar as praças da cidade, agindo sob o mesmo princípio e com a mesma legitimidade que o guiou no primeiro projecto. O insólito e o quotidiano partilham a ocupação dos espaços públicos em constante procura de uma resposta de uso.

Ano de realização: 2003

Argumento – Realização – Produção: colectivo OSU

Duração: 9.58 min.

O desafio do Alentejo, em 2005, nasceu da ideia de envolver os alunos da Escola Secundária de Vila Viçosa na pesquisa da sua Paisagem cultural através do cinema.

O Projecto linhas paralelas dá corpo a uma viagem de ficção entre o passado, o presente e o futuro e ocupa, sensibiliza e utiliza a linha Évora – Vila Viçosa pelo 100º aniversário da sua inauguração. A recolha de arquivos e memórias do quotidiano passado funde-se com imagens do presente e deseja um melhor futuro. <http://3.bp.blogspot.com/-zbanhLepNtY/T9X_ryd605I/AAAAAAAAHIk/mA5Ai7KTXBs/s1600/osu3.jpg>

Título original: Linhas paralelas

Ano de produção: 2005

Argumento – Realização – Produção: colectivo OSU

Locais de rodagem: Porto – Évora – Vila Viçosa

Suporte imagem: Mini DV Suporte som: Mini-Disc

Duração: 47 min.

***

CasaVivaespaço temporário multicultural interventivo gratuito sem fronteiras sem rosto experimental revoltado de cidadania [email protected] praça marquês pombal 167 porto <http://casa-viva.blogspot.com>

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here