Moradores se acorrentam na Subprefeitura da Capela do Socorro
Nesse momento, manifestantes ocuparam e estão se acorrentando à Subprefeitura da Capela do Socorro, reivindicando melhorias na Saúde Pública da região. Já há dois moradores acorrentados ao prédio, e os manifestantes prometem acorrentar uma pessoa a mais a cada hora sem resposta da Subprefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde.
Ao contrário do que foi prometido aos moradores, em várias ocasiões, e do que foi anunciado à grande mídia, não há sinal da UBS do Cantinho do Céu. O último compromisso da Prefeitura foi assinado em abril; nessa ocasião, disseram que em 1 mês o prédio estaria alugado, e no máximo até setembro deste ano a UBS estaria funcionando. Mais uma mentira!
Enquanto isso, dezenas de milhares de pessoas continuam sofrendo com a falta de atendimento e com a superlotação e a precariedade das unidades de saúde existentes. E isso não apenas nos bairros do Cantinho do Céu e do Parque Residencial Cocaia, mas em toda a nossa região.
É por isso que decidimos realizar um protesto pacífico, porém contundente ocupando a Subprefeitura da Capela do Socorro, para exigir a criação imediata da UBS Cantinho do Céu.
Só deixaremos o prédio depois da apresentação de um posicionamento formal por parte da Subprefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde.
Contatos:
Joarez: 9447-6471.
Guto: 8102-4851.
Carol: 9852-0556.
O ato começou cedo. O motivo: a falta de cumprimento de um compromisso firmado depois de um protesto em frente à UBS do Residencial Cocaia, realizado em abril deste ano. Na ocasião, foi dito que em 1 mês o prédio da UBS do Cantinho do Céu seria alugado, e que, na pior das hipóteses, até setembro a UBS estaria funcionando.
Os membros da Coordenadoria e da Supervisão Técnica de Saúde se esquivaram de colocar a promessa no papel, e agora parece que a palavra já fez curva, e que a Subprefeitura não pode autorizar o aluguel do espaço.
Com isso, qualquer um consegue entender o recado que é dado à população: dane-se sua saúde, suas necessidades, seus problemas. Para os chamados “governantes” isso não importa.
Como temos denunciado (aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui), em nossa região as estruturas de saúde se mantém as mesmas, enquanto que a população se multiplica. Com isso o atendimento se degrada, o que é bastante agravado pela privatização da gestão dos postos, pronto-socorros, hospitais etc., pois torna ainda mais difícil o controle popular, e intensifica algo perverso: a conversão do nosso sofrimento, nossas doenças, e da humilhação que passamos em filas imensas à procura de atendimento em uma fonte de lucro e de corrupção, em benefício de uma minoria.
Por isso, queremos saber, e queremos isso por escrito: onde está a UBS do Cantinho do Céu? Onde está o contrato de aluguel do prédio? Quando a UBS do Cantinho vai começar a funcionar?UBS CANTINHO DO CÉU JÁ
Veja aqui um relato do Passa Palavra e aqui um comunicado da Rede Extremo Sul após o protesto.