É incrível como o povo, quando se sujeita, de repente cai no esquecimento da liberdade tanto e tão profundamente que não lhe é possível acordar para recobrá-la, servindo tão francamente e de tão bom grado que ao considerá-lo dir-se-ia que não perdeu sua liberdade e sim ganhou sua servidão. Etienne de la Boétie (1530-1563), filósofo francês

1 COMENTÁRIO

  1. Os que optaram pela esquerda de luta, no fundo, optaram por uma vida perigosa, lutar pelo ideal de justiça e esperam, no caminho e no fim, a recompensa moral pelos anos de luta. Nem sempre a recompensa vem. Ao contrário, muitos dos que abaixaram a cabeça vão se enraivecer por ter exposto a covardia deles com teus anos de ousadia.

    Quem, de outro lado, opta por entrar no grupo de extermínio oficial do Estado de SP, a ROTA, também optou por uma vida perigosa, lutar por um ideal de justiça no qual há os de bem contra os vagabundos. Aqui, entretanto, a recompensa vem e de todos os lados. Inclusive dos que se julgam pacíficos porque, de tão covardes, pagam todo um Estado para matar por eles.

    Em Assis, nas paredes da sede do exército local havia escritos em letras enormes:

    Obedecer é tão nobre quanto comandar

    Certamente, há tantos que encontram nobreza na mais profunda servidão. Quem ousa a luta radical deve estar preparado para o abismo, o deserto, ou acordar transformado numa barata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here