Espaço Cultural Mané Garrincha: 2º capítulo de «Os Sertões», de Euclides da Cunha

 

“Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até ao esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram 4 apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados.” [1]

 

O Grupo de Estudos Cipó de Aroeira convida a todos para estudo e reflexão do livro Os Sertões: campanha de canudos de Euclides da Cunha. O objetivo dessa proposta é trazer para reflexão elementos da história brasileira que foram tratados como de menor importância, tanto pela história oficial, como pelos segmentos autodenominados “lutadores do povo”, em outras palavras, parte da esquerda. É recorrente nesta esquerda uma leitura exógena, ou seja, a aplicação de esquemas analíticos sem considerar a realidade concreta. Os problemas decorrentes de tal leitura é o distanciamento das propostas apresentadas por tais grupos de uma interpretação histórica alheia à nossa realidade social.

 

Entendemos que as revoltas isoladas que eclodiram pelo Brasil, não representaram tão somente o caráter espontâneo ao qual foram e são relegadas, sendo comumente nos transmitidas como o resultado da ação de loucos e fanáticos, de pouca relevância na conformação de um pensamento libertador da classe trabalhadora no cenário brasileiro.

Estudar as revoltas que explodiram no Brasil é fortalecer o espírito de luta que sempre esteve presente em todos os lugares onde houve opressão sobre os pobres, e em nosso caso, podemos citar várias delas: Palmares, Cabanagem, Balaiada, Malês, Canudos, Caldeirão, Contestado.

 

Além do estudo estrito da obra de Euclides da Cunha, iremos, ao término de cada encontro, realizar saraus temáticos, obedecendo ao calendário proposto, que será da seguinte forma: dia 15/09/2012 (sábado) discutiremos o capitulo “A terra” e em seguida sarau sobre cada torrão do nosso paredão de tapera. Em 20/10/2012 (sábado) discutiremos o capitulo “O Homem” e da mesma forma seguido de sarau sobre qual é o homem e a mulher que povoa este torrão chamado Brasil. Em 08/12/2012 (sábado) encerraremos o estudo apresentando o último capitulo “A Luta” e consequentemente sarau sobre a luta do nosso povo, luta marcada pelos massacres de hoje e de ontem, mácula da nossa história que não será apagada enquanto a classe dominante continuar os seus desmandos.

 

Realização: Espaço Cultural Mané Garrincha

Endereço: Rua Silveira Martins, 131, sala 11;

Metrô Sé-SP saída para o Poupatempo.

Dia 20/10/2012 (sábado) 15 horas ”Os Sertões” capitulo O Homem; 18 horas Sarau ‘O Homem’

Obs: Ressaltamos que o estudo de “Os Sertões” e os “Saraus” são atividades inter-relacionadas, no entanto independentes, podendo os interessados participar de uma ou da outra, ou das duas de acordo com a disposição e interesse de cada um.

Aguardamos a todos e todas!

http://espacogarrincha.blogspot.com.br/

 


[1] Cunha, Euclides da, Os sertões. São Paulo: Atelier Editorial Imprensa Oficial do Estado, 2001.

Pag.778

Acesse: http://espacogarrincha.blogspot.com/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here