Mercado da Ribeira: o Habita estará no 6º EmigrArte

 

O Habita – Colectivo pelo Direito à Habitação e à Cidade participa na 6ª edição do ImigrArte, que decorrerá nos dias 17 e 18 de Novembro, no Mercado da Ribeira, em Lisboa.

Dia 17 | Sábado
18,00 h. | ESPAÇO PÚBLICO
(Espaço Debates e Testemunhos)
HABITAÇÃO E EXCLUSÃO

Membros de Comissões de Moradores dos bairros periféricos da Grande Lisboa falam-nos das suas experiências de luta pelo direito à habitação – a mobilização popular, a resistência contra as demolições que deixam as velhos, mulheres e crianças sem casa, sem haveres e a viver na rua, a luta contra os alojamentos temporários em condições degradantes e promiscuas em pensões arranjadas pela Segurança Social, as agressões e os insultos policiais, a sobranceria das autarquias, etc.
  

21,00 h. | AUDITÓRIO
(Ciclo Direito à Habitação)
VIA DE ACESSO, Nathalie Mansoux, 2008.
Documentário premiado como a melhor longa metragem no Indie Lisboa 2008.

Quando as pessoas vindas do campo e das ex-colónias chegaram às grandes cidades construíram as suas casas em terrenos baldios. Dezenas de bairros surgiram dessa maneira nas periferias de Lisboa, Porto e outras cidades. Em 1993, por efeito da adesão à União Europeia, o governo da altura e os que se lhe seguiram decretaram a erradicação desses bairros “de barracas”. As demolições avançam, os moradores foram expulsos e realojados, uns em bairros sociais, outros (os que na altura não foram incluídos nos recenseamentos do Programa Especial de Realojamento (PER), os que entretanto chegaram, cresceram, nasceram ou separaram, em lado nenhum.

 

Cercado por grandes edifícios, a Azinhaga dos Besouros foi um desses bairros. As últimas pessoas que aí viveram viram-lhes negado o direito á habitação. 
Via de Acesso documenta os últimos três anos desse processo, revela com particular acuidade as insuficiências e os impasses das políticas de urbanismo e de integração na Grande Lisboa.
 
Durante o festival o Habita estará presente com uma banca. Contacta-nos.

http://www.habita.info/

 Informação sobre o Festival ImigrArte em: 
http://www.festival-imigrarte.com/news/a5%C2%AA%20edi%C3%A7%C3%A3o%20do%20imigrarte/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here