Fac. de Educação da UFMG: «Capitalismo Sindical» com Luciano Pereira e João Bernardo

 

* * *

Prezada (o),
Você esta convidado a participar do debate sobre “Capitalismo Sindical”.

A RÁDIO FaE – EXPERIMENTAL, TRANSMITIRÁ A PALESTRA AO VIVO E VOCÊ PARTICIPARÁ EM TEMPO REAL POR TELEFONE DE ONDE ESTIVER.
Nesta TERÇA FEIRA, 27 de novembro, a partir das 14 horas, direto do auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação da UF MG a “Rádio FaE” transmitirá o áudio da Mesa redonda: “Capitalismo Sindical” Que abordará Permanências e rupturas nos Sindicatos. Os palestrantes serão: JOÃO BERNARDO – Escritor / Portugal e LUCIANO PEREIRA Advogado / Mestre em Ciência Política.
A atividade integra o Curso Capitalismo Contemporâneo, Educação e Tecnologia, promovido pelo programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UF MG.

Para ouvir e participar do debate, em tempo real,  basta ir para o site <www.radio.fae.ufmg.br> e seguir as instruções.

 Participe desde agora, divulgando para seus amigos e para o mundo.

AOS INTERNALTAS INICIANTES: Sugerimos que, com antecedência, entre no site <www.radio.fae.ufmg.br>, ligue o áudio do seu computador, siga as instruções encontradas e experiente acessar o áudio da Rádio em “Transmissão Ao Vivo” a direita da sua tela e se você ouvir uma Rádio Educativa ou Comunitária, você acertou o caminho.

Para acessar as imagens, caso do justin TV, você pode experimentar buscando no Google por www.justin.tv/fae_ufmg , faça um teste de funcionamento.

 

 

* * *

No dia 27 de novembro, terça-feira, às 14h, no Auditório Neidson Rodrigues, acontece na Faculdade de Educação da UFMG uma mesa redonda com João Bernardo e Luciano Pereira, que abordarão o tema Capitalismo Sindical.

 Segundo livro de mesmo nome, de autoria dos dois convidados, por todo o mundo os sindicatos têm-se convertido, ao longo da sua história, em poderosas instituições de investimentos capitalistas. Luciano Pereira e João Bernardo analisarão as várias formas assumidas pelo capitalismo sindical e mostrarão que o declínio do número de sindicalizados pode corresponder a um reforço dos sindicatos enquanto investidores capitalistas.

 São questões atuais do sindicalismo no Brasil, a partir de uma história de “permanências e rupturas”. Para os autores, a partir da Constituição Federal de 1988, verifica-se a introdução de novos elementos na estrutura sindical brasileira, como os princípios de liberdade e autonomia sindicais, porém preservando laços de “aprisionamento” ao Estado. O que vem  criando um ambiente de convivência entre o “velho e o novo”, no qual o movimento sindical experimenta avanços sem, no entanto, desvencilhar-se da herança varguista.

 João Bernardo (escritor/Portugal) ministrou regularmente cursos em universidades públicas brasileiras desde 1984 até 2009; fez cursos e palestras em sindicatos da CUT desde 1991 até 1999; é autor de um bom número de livros e artigos publicados em vários países, entre os quais se destacam: Capital, Sindicatos, Gestores, São Paulo: Vértice, 1987 e: Capitalismo Sindical, São Paulo: Xamã, 2008, em co-autoria com Luciano Pereira.

 Luciano Pereira é advogado e mestre em ciência política pela UFMG. Especializado em direito sindical, atua como assessor de diversas entidades sindicais em Minas Gerais, com ênfase no encaminhamento de ações coletivas e no acompanhamento de campanhas salariais e negociações coletivas de trabalho. 

 A atividade integra o Curso Capitalismo Contemporâneo, Educação e Tecnologia, promovido pelo programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG.

 

Todos estão convidados!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here