Hoje [dia 13 de Dezembro], moradores do Vidigal se manifestaram contra uma equipe da Prefeitura que, levando inclusive uma retroescavadeira, queria demolir a quadra que existe no alto do morro. Essa quadra foi construída pela comunidade e foi utilizada como canteiro de obra pela prefeitura, que a deixou semi-destruída e com poucas possibilidades de uso.
Há muito tempo os moradores reivindicam sua reforma e reconstrução pelo município, mas assim que a UPP se instalou na favela, começou a reivindicar o terreno para implantação de sua sede, o que os moradores, inclusive a associação de moradores, discordam. Já há vários ofícios encaminhados a órgãos do município e estado sobre isso, mas ignorando tais conversações a equipe da prefeitura apareceu hoje (13/12) para iniciar a demolição.
Os moradores protestaram, a UPP reprimiu e houve confronto.
Inclusive uma jornalista moradora do Vidigal, Mariana Albanese, que mantém a página Vidiga! (http://vidiga.com), foi detida.
Aguardamos mais informações para divulgar sobre mais essa arbitrariedade e truculência da PM em comunidades “pacificadas”.
Comissão de Comunicação da Rede contra a Violência
Vídeo com a agressão que Mariana sofreu antes de ser detida por um suposto “desacato”: http://www.youtube.com/watch?v=6McQPoOUBpE&feature=youtu.be
Evandro,
Agradecemos a sua indicação do vídeo, e já o incorporamos no pp.tv.
O Passa Palavra conta com a colaboração dos leitores.