Unipop: seminário «Pop, Crítica, Política» e lançamento da revista «Imprópria» nº 3

SEMINÁRIO PENSAMENTO CRÍTICO CONTEMPORÂNEO POP, CRÍTICA E POLÍTICA 25 DE MAIO DE 2013 Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa(Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, Lisboa; Metro: Baixa-Chiado)Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado(Rua Serpa Pinto, 4, Lisboa; Metro: Baixa-Chiado) 

Organização

Unipop e Revista Imprópria | Secção de Investigação em Arte e Multimédia do CIEBA

 

 

Nas últimas décadas, várias manifestações artísticas têm sido designadas sob o nome de pop. Citando a ideia de popular, mas conferindo-lhe já um alcance que só é possível compreender no quadro da proliferação dos media e da extensão das relações mercantis a novos domínios da vida e da sociedade, a pop não tem sido propriamente um objecto de reflexão, ainda que sirva de pretexto para debates e polémicas circunstanciais, da atenção prestada à recente exposição «David Bowie is», a decorrer em Londres, às polémicas em torno das obras de Joana Vasconcelos, recentemente avivadas em Portugal. Estas polémicas convidam-nos a situar a pop num plano mais alargado de discussão, que contemple a análise das transformações estéticas, e a sua história, e dos processos de massificação da cultura. O presente seminário procurará, ao longo de um dia, promover o encontro entre a pop e o pensamento crítico contemporâneo (convocando o contributo de autores como Walter Benjamin, Marshall MacLuhan ou Jacques Rancière, entre outros) e explorar estudos de casos (que vão da música ao cinema, passando pelas artes plásticas). A Unipop e o CIEBA – Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (Universidade de Lisboa) procuram assim abrir espaço a uma discussão em torno da pop que contrarie a desconsideração a que o tema sido muitas vezes votado no campo académico, onde persistem as divisões entre alta e baixa cultura, erudita e popular, moderna e tradicional ou nacional e global; simultaneamente, procuramos possibilitar um debate crítico sobre a pop e suas manifestações que está tantas vezes ausente do espaço mediático actual. A encerrar o seminário, será lançado o número 3 da revista Imprópria, com um dossier de textos em torno da pop, da autoria de Marcos Cardão, Luís Trindade e Greil Marcus. Mais info em www.unipop.info.

 

O seminário decorrerá na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, tendo início às 10h30, e é necessária inscrição prévia. O debate de lançamento da revista, para o qual não é necessária inscrição prévia e que é de acesso gratuito, realiza-se no Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado.

 

Inscrições para o seminário:

 

5 euros (frequência do seminário); 10 euros (frequência do seminário + revista Imprópria n.º 3). O número de lugares está limitado ao espaço disponível.

A inscrição deve ser feita por transferência bancária, através do NIB 0035 0127 00055573730 49 (à ordem de Associação Unipop, NIF 508 868 424), seguida de e-mail com o comprovativo para [email protected].

 

PROGRAMA

 

10h30: Pensamento Crítico Contemporâneo e Pop

 

O meio é a mensagem, de Harold Innis a Marshall McLuhan

por Filipa Subtil (socióloga, professora na ESCS-IPL)

 

Entre crítica e emancipação: o lugar do espectador, de Benjamin e Adorno a Rancière

por João Pedro Cachopo (musicólogo, investigador do CESEM-UNL e membro da Unipop)

 

Jameson, reificação e utopia na cultura de massas

por Marcos Cardão (historiador, investigador do CEHC-IUL e membro da Unipop)

 

Crítica da vida quotidiana, Henri Lefebvre e Arte-pop

por Luís Crespo de Andrade (historiador, professor na FCSH-UNL)

 

 

13h30: Intervalo para almoço

 

 

14h30: Estudos de Caso: da Música ao Cinema

 

Estas botas são feitas para andar. Lee Hazlewood e a pop sacarina

por Fernando Ramalho (músico e membro da Unipop)

 

Unwrap rap. Ou de como há vida para além do supermercado

por Teresa Fradique (antropóloga, professora na ESAD.CR)

 

Nostalgia e paródia no cinema de Miguel Gomes e João Nicolau

por Susana Gaudêncio (artista plástica, investigadora do CIEBA-UL)

 

16h: Estudos de Caso: Usos Artísticos e Políticos

 

Joana Vasconcelos – Pop, Popular, Público e Privado

por Mário Moura (professor e editor do blogue The Ressabiator)

 

Subvertising

por Pedro Feijó (estudante e activista)

 

17h: Debate de encerramento com todos os participantes

18h30: Lançamento do n.º 3 da revista Imprópria, no Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do ChiadoDebate em torno do dossier «Pop».

Debate com António Guerreiro (tradutor e ensaísta), Mariana Pinto dos Santos (investigadora em História da Arte), Jorge Figueira (arquitecto) e José Neves (historiador e membro da Unipop)

 

 

 

http://www.unipop.info

evento no facebook

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here