Espaço Cultural Mané Garrincha: Lutadoras presentes… hoje e sempre! — Violeta Parra

Quando ouvimos falar em história, ouvimos sempre a história dos “grandes homens”, em nosso imaginário pouco se sabe das “grandes mulheres” a história acabou por ser masculina. Porém “Luta” é um substantivo feminino, as mulheres lutaram entrincheiradas ombro a ombro com os homens na Comuna de Paris, na Inglaterra nas indústrias Têxteis, na América nas guerrilhas latinas, as mulheres pegaram em armas, ergueram a voz e lutaram. Nos livros de biologia o Ser humano é sinônimo de Homem sendo ambos usados no mesmo sentido, onde está a mulher?

Nós do Coletivo Violeta Parra somos mulheres lutadoras e acreditamos na emancipação das mulheres na luta de classes, escavaremos e resgataremos todas as grande mulheres de nossa história por isso a proposta de iniciar atividades periódicas com o titulo de “Lutadoras presentes… hoje e sempre”. Iniciaremos com aquela que nomeia nosso coletivo: Violeta Parra, que cantou a voz dos oprimidos e explorados de toda uma América Latina em um período em que a esperança estava escassa, ela gritou com sua arte seu povo, com sua música os oprimidos, com sua voz os camponeses. Violeta foi uma mulher que levou seus princípios até o último segundo de sua vida, não recuou, não deixou-se ser podada.

A Atividade terá inicio com um bate papo sobre a Violeta Parra, depois com sarau temático, onde exploraremos sua arte e sua música assim como a de “nuestras hermanas latinas”, tragam suas músicas, poemas, gritos, teatro, sua contribuição à contestação ao patriarcado, ao machismo e ao capitalismo serão muito bem vindos em nosso Sarau.

Haverá comes e bebes a preços populares e espaço para as crianças desenvolverem atividades recreativas, portanto as mães e pais que quiserem participar, as crianças terão seu espaço de criação.

Quando: 08 de Junho de 2013, às 16h00min.

Onde: Espaço Cultural Mané Garrincha, Rua Silveira Martins, 131, sala 11, Sé, Saída pelo poupatempo.

Organização: Coletivo de Gênero Violeta Parra

 

http://coletivodegenerovioletaparra.blogspot.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here