Casa da Achada: ciclo «A Paleta e O Mundo» e ciclo de cinema «Vivendo e Aprendendo»

CICLO A PALETA E O MUNDO III O amor da pintura de Claude Roy

Segunda-feira, 7 de Outubro, 18h30

Na 3ª parte do ciclo «A Paleta e o Mundo» lemos obras que foram citadas em A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio, ou obras de autores seus contemporâneos.

Nesta sessão Manuela Torres continua a leitura comentada, com projecção de imagens, de O amor da pintura de Claude Roy.

CICLO DE CINEMA VIVENDO E APRENDENDO En rachâchant e Trabalhos de casa

Segunda-feira, 7 de Outubro, 21h30

Nesta segunda-feira começa um novo ciclo de cinema na Casa da Achada, «Vivendo e aprendendo», onde as aprendizagens, o ensino e a escola estão representadas. Na primeira sessão projectamos dois filmes: En rachâchant (1982, 7 min.) de Danièle Hubert e Jean-Maria Straub, e Trabalhos de casa (1989, 86 min.) de Abbas Kiarostami. Quem apresenta é Eduarda Dionísio.

Será possível viver sem aprender? Mas aprender o quê? Onde? Com quem? Como? Porquê? Para quê? Reduzir a(s) aprendizagem(ns) à escola, colocá-la(s) como actividade exclusiva (ou obrigação) do princípio da vida de cada um – «de pequenino é que se torce o pepino» – é mais frequente do que às vezes julgamos, sobretudo quando tanto se fala dessa outra nova «especialização»: a «formação» ao longo da vida, com suas «acções», «programas» e «créditos», a «requalificação», a «avaliação»…, que costumam fazer parte das chamadas «políticas de educação». Durante três meses, aproximadamente o primeiro terço do ano escolar, enquanto as «avaliações» do Natal não chegam, projectamos 15 filmes do século XX, de origens, realizadores e tempos diferentes, escolhidos entre os muitos onde a infância, a adolescência, a escola são tratadas, e outros onde a questão das aprendizagens está à vista mas de outras maneiras. Em todos, a escola como a conhecemos é, de várias maneiras, posta em causa. É um ciclo que não esquece que a Casa da Achada é o Centro Mário Dionísio e que este foi toda a vida professor. E que também sobre educação muito escreveu.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here