Casa da Achada: fim-de-semana diferente

FIM-DE-SEMANA DIFERENTE

13 de Dezembro, das 15h às 20h 14 de Dezembro, das 11h às 20h 15 de Dezembro, das 11h às 20h

Acontece na Casa da Achada – Centro Mário Dionísio, entre 13 e 15 de Dezembro, o V Fim-de-semana diferente: três dias de vendas (livros, discos, obras de arte) para angariação de fundos da Casa da Achada. E é diferente porque comprar e vender é, neste fim-de-semana, importante.

Nestes dias aproveitamos também para mostrar os resultados do que andámos a fazer durante este ano no projecto «Palavras que o vento não levará». E temos uma visita guiada à exposição, uma leitura de poemas de amigos e um espectáculo-gravação Coro da Achada Aqui fica o programa:

Sexta-feira, 13 de Dezembro – 15h e 19h – KANTATA DE ALGIBEIRA, estreia do vídeo de Paulo Menezes. A partir do espectáculo estreado no dia 1 de Outubro, Dia da Música, no Jardim de Inverno no Teatro Municipal São Luiz e repetido numa nova versão, ao ar livre, no Largo da Achada em 4 de Outubro. Texto: Regina Guimarães. Música: João Paulo Esteves da Silva. Orquestração, trabalho de voz e sonoplastia: Margarida Guia. Participação de meia centena de moradores do bairro e outros, muitos deles utentes de centros sociais e alguns elementos do Coro da Achada.

Sábado, 14 de Dezembro – 16h – IDADE TERCEIRA, estreia do filme de Regina Guimarães. Depois da leitura de 10 poemas de Mário Dionísio publicados no seu livro Terceira idade, 10 moradores do bairro, que já foram jovens, dizem de sua justiça. Participaram: Carlos Baeta, Cardina Cunha, Diana Dionísio, Ermelinda Rodrigues, Eurico Ferreira, Grancinda Gregório, Inês Nogueira, Juliana França, Laurinda Sales, Lurdes Albino, Lurdes Vitorino, Maria Angelina Tomé Marta Caldas, Pedro Soares. – 18h – NOVO GUIA DE LISBOA, lançamento. 22 locais de Lisboa, vistos por quem nunca os tinha visto, ou visto apenas de passagem, agora visitados na companhia de escritores que, de textos por quem escreve pouco, fizeram textos, alterando pouco ou nada. Uma outra visão de Lisboa e da Lisboa cultural. Com mapas, desenhos e fotografias. Estas três actividades – Kantata de Algibeira, Idade Terceira e Novo Guia de Lisboa – inserem-se no projecto «Palavras que o vento não levará» e foram apoiadas pelo Plano de Desenvolvimento Comunitário da Mouraria da CML e pela Association Cardan de Amiens.

Domingo, 15 de Dezembro – 12h – MÁRIO DIONÍSIO – 50 ANOS DE PINTURA, visita guiada à exposição por Sílvia Chicó. Dezenas de obras de Mário Dionísio que mostram o seu percurso como pintor, de 1942 a 1993 (data da sua morte): pinturas e desenhos figurativos dos anos 40 e 50 e pinturas abstractas posteriores a 1963. Mário Dionísio expôs nas Exposições Gerais de Artes Plásticas e noutras mostras colectivas, mas só aos 73 anos aceitou realizar a sua primeira exposição individual. Muitas das suas obras são desconhecidas, nomeadamente as anterior às EGAPs. Algumas dessas pinturas figuram nesta exposição. – 16h30 – NOVA ASMÁTICA PORTUGUESA e CANTO NOVO, leitura de poemas pelo autor Nuno Moura. – 18h – CORO E ACHADOS. Desta vez, o Coro da Achada faz um espectáculo para ser gravado ao vivo, que resultará num disco. Para além do coro, alguns achados cantam canções com letras de Mário Dionísio: João Caldas, com Mariana Nunes, Diana Dionísio e Inês Nogueira e ainda Pedro e Diana. Será também lançado o disco Negro em chão de sangue verde, de Inês Nogueira e Carlos Zíngaro, gravação de um espectáculo a partir da poesia de Mário Dionísio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here