Contra o aumento – o Rio Vai Parar

Contra o Aumento – O Rio vai Parar! from passelivrerio on Vimeo.

A luta continua!

O MPL-Rio e MPL-Niterói mantém a posição de Luta! Agora é Tarifa Zero!

Além da pior mobilidade urbana do país, onde o trabalhador demora em média 47min para ir de casa ao trabalho, ainda temos que engolir mais um aumento!

Este é um ataque aos usuários desse caquético sistema de transporte coletivo e também contra todos que resolveram se erguer e usar a rua como espaço para exercício da política. A redução das tarifas em Junho de 2013 é hoje o símbolo mais forte da força vinda das ruas. Por isso defender a redução das tarifas é lutar por uma perspectiva de luta popular e de massas

Desta maneira convidamos novamente todos os grupos, indivíduos e coletivos a se juntarem nesta luta, no dia 06/02 às 17h, saindo da Candelária. Levem sua revolta, sua indignação e tudo mais que achar necessário para fazer um ato ativo e combativo.

A rua e a luta não pertencem a este ou aquele coletivo, mas é de todos nós e na vitória todos nós avançamos por uma sociedade mais justa e livre de todas as catracas!
……………………………………………………………………………………………

Na segunda, dia 13 de Janeiro, os empresários aumentaram em mais de 20 centavos as passagens intermunicipais. O Ministério Público se pronunciou dizendo que deviam ter dado dez dias prévios de aviso, claramente ignorados. E foi divulgado nesse mês que a partir do dia 02 de fevereiro de 2014 a Supervia está autorizada a praticar nova tarifa com valor de até R$ 3,20, segundo o Diário Oficial. E é provável que irão colocar o preço maior possível. Pois pelo “ciclo vicioso das tarifas” há tendência de sempre aumentar a tarifa para compensar o baixo rendimento com a diminuição de usuários, que são excluídos do transporte público por não poder pagar. Basta verem aqui.

Nesse mês o Prefeito Eduardo Paes declarou que vai esperar o parecer do Tribunal de Contas do Município (TCM) a ser dado no início de Fevereiro, segundo o jornal o Globo. Esse último declarou no dia 20 de Dezembro que o aumento das passagens não é aconselhável e que há indício de “caixa preta” na estipulação da planilha de custos para justificar a tarifa. E que inclusive o valor de R$2,75 na passagem do Rio está alto demais! Nisso as empresas ligadas à FETRANSPOR foram na Justiça com uma ação exigindo a realização do aumento. E no dia em que ocorreu o ato contra o aumento, 28 de Janeiro, o Tribunal declarou ser a favor deste. Mesmo com toda a irregularidade na analise das contas da FETRANSPOR. E com isso, o Paes anunciou o aumento para 3 REAIS!!

É preciso lembrar que milhões de trabalhadores das cidades vizinhas e periferias dependem do transporte público como deslocamento para a capital, para trabalhar, estudar ou exercer seus direitos: como acesso à saúde, cultura e lazer. Por isso, são os maiores contribuintes e que mais tem gastos com transportes em toda a população.

E também no pagamento ao vale-transporte, muitas empresas não querem contratar quem mora distante dos locais de trabalho. Obrigando muitos a apresentar comprovantes de residência perto na capital e pagar do próprio bolso o transporte. A existência de tarifa já provoca, por isso, o desemprego por desalento, onde muitos desistem de procurar emprego por não poder arcar com as passagens. O aumento das tarifas só irá piorar esse quadro. Já são 37 milhões de brasileiros excluídos do transporte público, fazendo seus deslocamentos a pé ou vivem na rua por não poder retornar a seus lares.

Como romper com isso? Defendemos a Tarifa Zero, com o sistema completamente custeado pelo poder público (evitando um sistema que precisa funcionar na lucratividade das empresas) e voltado para as necessidades de mobilidade da população. O povo é que deve mandar no transporte!

Até lá, seguiremos lutando pelo fim da exclusão de milhões de pessoas do transporte público!

Por esses motivos, o MPL-Rio e MPL-Niterói convocam mais um ato!

Não vamos aceitar!

Na luta contra todos os aumentos até que a tarifa baixe à zero!

#CONTRAoAUMENTO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here