Periferia em Movimento: oficina de jornalismo «À Margem da Margem – Diversidade na Quebrada

Nesta segunda-feira (17 de março), o coletivo de comunicação Periferia em Movimento abriu as inscrições para a oficina de jornalismo “À margem da margem – Diversidade na Quebrada”, em que os participantes vão discutir a realidade de minorias nas periferias de São Paulo e produzir um documentário.

Podem participar pessoas acima de 15 anos, preferencialmente residentes do Extremo Sul de São Paulo. Pedimos sua colaboração para divulgar as inscrições, que rolam até 31 de março e devem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1xqYlgyvadFfTAvfnG7bzrAiza4F4uva46BwWvXzqW8M/viewform

 

 Periferia em Movimento lança oficina de jornalismo sobre diversidade nas quebradas

 

Projeto “À margem da margem” busca identificar minorias dentro das periferias e desconstruir estereótipos; podem se inscrever pessoas com idade a partir de 15 anos

 

Você sabia que quase 13 mil indígenas vivem em favelas, quebradas e aldeias minúsculas no município de São Paulo? E que os idosos já respondem por 7% da população brasileira? Ou que as periferias paulistanas abrigam, ao mesmo tempo, o maior percentual de evangélicos e pessoas sem religião?

Para ampliar os olhares sobre as periferias de São Paulo, onde vivem 8,4 milhões de pessoas, o coletivo de comunicação Periferia em Movimento lança a oficina “À margem da margem – Diversidade na Quebrada”.

Durante a oficina de jornalismo, os participantes vão debater sobre a realidade de grupos que compõem a diversidade nas quebradas.

São grupos que, além de enfrentarem problemas comuns nas periferias (como a educação e a saúde de má qualidade, o transporte precário, a falta de moradias adequadas e a violência policial), integram minorias: dependentes químicos, idosos, indígenas, travestis, imigrantes, pessoas com deficiência e minorias religiosas e não-religiosas, entre outros.

Um dos objetivos é avaliar como o jornalismo e a mídia no geral contribuem para a formação de possíveis estereótipos e como as ferramentas de comunicação podem ajudar a desconstruir isso.

A partir do conhecimento construído pelo grupo, a proposta é que os participantes produzam um vídeo-documentário a ser lançado no final de maio.

Financiado com apoio de mais de 40 colaboradores por meio da plataforma Benfeitoria.com, o projeto “À margem da margem” foi lançado em 2013 e, nos últimos meses, projeto buscou definições sobre o que é centro ou periferia e mapeou esses grupos minoritários.

Desde janeiro, as reportagens estão sendo publicadas no site do Periferia em Movimento. Clique aqui para ler.

 

INSCRIÇÕES

São apenas 15 vagas para a oficina e podem participar pessoas com idade a partir de 15 anos, preferencialmente moradores do Extremo Sul da cidade de São Paulo.

Por se tratar de uma oficina experimental, o objetivo é construir esse projeto junto aos participantes. Portanto, as datas dos encontros serão definidos em conjunto e de acordo com a disponibilidade.

Serão realizados quatro encontros semanais de quatro horas cada em local ainda a ser definido na periferia da zona Sul de São Paulo. Além disso, os participantes serão orientados durante as gravações e edição do documentário, previsto para ser lançado em maio.

A oficina tem início previsto para abril. As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de março de 2014 por meio do formulário abaixo.

Para esclarecer dúvidas, entre em contato por e-mail ([email protected]) ou na página do Facebook (www.facebook.com/periferiaemmovimento).

 

Periferia em Movimento
Jornalismo sobre, para e  a partir das periferias
Thiago Borges – (11) 9 93001922 – 9 86949645
Aline Rodrigues – (11) 9 97747273

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here