Casa da Achada: ciclo de cinema «Cruzamentos com o 25 de Abril ao centro»

Cinema_cruzamentos

CRUZAMENTOS com o 25 de Abril ao centro
Ciclo de cinema

Segundas-feiras, 21h30

Como se está a falar mais do 25 de Abril do que é costume, pelos 40 anos que ele faz, e porque ele nos parece cada vez mais um «mistério», provavelmente maior ainda do que o 25 de Novembro, que terá posto nele um ponto quase final, achámos que, para ajudar a desfazer ou diminuir esse «mistério», que muitas pessoas, algumas já mortas, viveram e registaram, poderíamos fazer este ciclo.
Para fazer pensar nessa data, que não é só uma data, nem uma data qualquer, há neste ciclo ficções, documentários e animações, com linguagens bem diferentes, que se cruzam nesta sala uma vez por semana durante três meses. Cruzam-se ao longo do ciclo, e também na mesma sessão, o antes (que talvez explique coisas) e o depois (que mostra coisas que se passaram, umas vezes interrogando e outras vezes levando a interrogações).
Todos os filmes deste ciclo (menos um) foram integralmente realizados depois do 25 de Abril e todos saíram depois, mesmo os que falam (directa ou indirectamente) do antes. Como poderia ser de outra maneira?
Quase todos são portugueses, o que nunca aconteceu nos ciclos da Casa da Achada, apesar de muita gente que veio de fora ter filmado esses dois anos de 25 de Abril (alguns desses filmes já projectámos noutros ciclos), um 25 de Abril que vale a pena conhecer o melhor possível e sobre o qual vale a pena pensar cada vez mais.
Nestes cruzamentos há uma homenagem escondida – gostamos pouco de homenagens. Ao Alberto Seixas Santos, que por estas sessões das segundas-feiras tem passado. O primeiro filme é dele e fala do antes; o último também e interroga o fim. E, pelo meio, veremos o seu trabalho num colectivo, o Grupo Zero, em que nem todos têm reparado.

Segunda-feira, 7 de Abril, 21h30
Brandos costumes
 (1975, 75 min.)
de Alberto Seixas Santos
precedido de O cravo da liberdade (1996, 5 min.)
de Abi Feijó

Segunda-feira, 14 de Abril, 21h30
Passagem ou a meio caminho
 
(1980, 80 min.)
de Jorge Silva Melo
precedido de Revolução (1975, 10 min.)
de Ana Hatherley

Segunda-feira, 21 de Abril, 21h30
Um adeus português (1986, 85 min.)
de João Botelho
precedido de Aventura para a democracia (2006, 16 min.)
de Edgar Pêra

Segunda-feira, 28 de Abril, 21h30
Deus, pátria, autoridade (1976, 110 min.)
de Rui Simões
precedido de Jornal Cinematográfico Nacional – B (1975, 10 min.)
de IPC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here