Cinema dos Povos e Espaço Cultural Mané Garrincha apresentam: O Capital (dir. Costa-Gravas)

Em tempos de tecnologia acessível, uma câmera na mão não é sinal de algo na cabeça. Este não é o caso do octogenário diretor Costa- Gravas, pois o tempo passou e o autor dos clássicos como Sessão Especial de Justiça, Estado de Sítio, Z, O Corte e agora O Capital, demonstra o quanto seu talento vai deixando marcas no tempo. Marcas que sua lente cinematográfica sabe captar.

Em O Capital, filme adaptado da novela homônima de 2004 do escritor francês Stéphane Osmont, Costa-Gravas explora o submundo do capital financeiro com seus capitalistas gladiadores, pois o capital é isso: um misto de civilização e barbárie, onde a última tende a devorar a primeira.

O Banco Fênix, uma renomada instituição financeira européia disputada pelo modus operandi caubói estadunidense e o jeitinho de capital humano social parisiense (sic), precisa salvaguardar os interesses de seus investidores. Marc Tourneil (Gad Elmalen), um subalterno do segundo escalão foi o escolhido para presidir tal empreitada.

Com estilo inovador Tourneil buscará inspiração, não nos tecnocratas do neoliberalismo, mas em Mao Tsé-Tung e sua Revolução Cultural para salvar o banco e seus acionistas. Medida técnica e simples que consiste em enxugar a máquina, abrindo espaço para que os funcionários de baixo critiquem seus superiores, com isso, uma demissão em massa de parasitas do capital se põe em marcha e, como resultado, o Fênix volta a apresentar liquidez. Como corolário de sua política, dirá Tourneil: “continuaremos tirando dos pobres para dar aos ricos neste jogo, meus senhores. Até que tudo isto exploda!”

Quando: 26/04/2014 – sábado

Onde: E. C. MANÉ GARRINCHA

Horário: 18h.

Endereço: Rua Silveira Martins, 131, sala 11.

Saída pelo Poupa-Tempo do metrô-sé.

Contatos: espacogarrincha.blogspot.com.br

Comes e bebes no local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here