Debate Cedem/Unesp: O Massacre da Sé – pessoas em situação de rua: 10 anos de impunidade

O Massacre da Sé – pessoas em situação de rua: 10 anos de impunidade, é o tema do Debate Cedem/Unesp, a ser realizado no dia 28 de agosto de 2014 às 18h30, promovido pelo Cedem – Centro de Documentação e Memória da Unesp. No dia 19 de agosto de 2004, na região da Praça da Sé em São Paulo, ocorreu um massacre. Dez moradores em situação de rua foram atacados, dois deles morreram na hora, quatro faleceram no hospital, outros quatro sobreviveram. Em 22 de agosto, um novo ataque aconteceu, dessa vez, cinco desabrigados foram agredidos da mesma maneira que os anteriores, um deles morreu na hora. Esses acontecimentos ficaram conhecidos como o “Massacre da Sé” ou “Massacre do Centro”. Dez anos após o ocorrido, não houve punição e mais agressões foram cometidas contra pessoas em situação de rua, não apenas em São Paulo, mas por todo o Brasil.

Sabendo-se que preservar a memória é também uma maneira de prevenir a repetição de erros, esse evento contribuirá para relembrar aqueles tristes momentos com uma retrospectiva dos ataques; as repercussões que tiveram na mídia, não somente na época, mas posteriormente; o posicionamento das instituições defensoras de direitos humanos; os aspectos simbólicos que essas chacinas produziram (as sucessivas manifestações de memória) e, por meio dos livros de Arlindo Gonçalves, serão abordadas as representações ficcionais desse ato criminoso, a imagem dessas pessoas em foco, as articulações desses sujeitos em busca da dignidade e a luta contra a impunidade.

 

Palestrantes

Alderon Pereira da Costa – formado em Filosofia, fotógrafo, jornalista, editor do Jornal “O Trecheiro”, coordenador de projetos da Associação Rede Rua, fotógrafo, conselheiro da Ouvidoria da Defensoria Pública de São Paulo, vice-presidente da Organização Civil de Ação Social (OCAS) que pública a revista de rua Ocas”. É ouvidor geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Anderson Lopes Miranda –  ex-morador em situação de rua e atual coordenador do Movimento Nacional da População de Rua.

Arlindo Gonçalves – escritor, fotógrafo, realizou algumas exposições e publicou os livros Carinhas(os) urbanas(os) (2008) e In vino férias (2013). Como escritor, publicou Dores de perdas (2004), Desonrados (2005), Desacelerada mecânica cotidiana (2008) e Corações suspensos no vazio (2010). É colaborador da revista Ocas”.

Dra. Michael Mary Nolan,- faz parte da Congregação das Irmãs da Santa Cruz de São Paulo, advogada dos direitos humanos e se especializou no trabalho com prisioneiras estrangeiras no Brasil, membro da assessoria jurídica do CIMI (Conselho Indigenista Missionário). É  presidente do ITTC – Instituto Terra, Trabalho e Cidadania.


Mediação

Oscar D´Ambrósio – Mestre em Artes – UNESP/Campus São Paulo, Crítico de Arte, Escritor, Jornalista e Coordenador de Imprensa/Reitoria da UNESP.
Duração2h30

Vagas limitadas: 70


PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!


Inscrições gratuitas 
– enviar nome completo, e-mail e instituição para:
Sandra Santos,  e-mail: [email protected] .
Certificado de participação

Horário/local:
 às 18h30 no Cedem/Unesp: Praça da Sé, 108, 1º andar  (metrô Sé) – (11) 3116 – 1701
www.facebook.com/cedemunesp
www.cedem.unesp.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here