Ciclo de formação do Movimento Palestina para Tod@s

De 28 de outubro a 27 de novembro, sempre das 19 às 22 horas, realizaremos um ciclo de formação do Movimento Palestina para Tod@s (MOP@ T), aberto a ativistas, movimentos sociais, trabalhadorxs, estudantes, jornalistas, professorxs e demais pessoas interessadas. A proposta do ciclo é subsidiar e aprofundar a formação e o debate sobre a questão palestina a partir de sua origem e contextualização histórica em diversos marcos, sua articulação com outros processos e questões e como especificamente se insere na atual conjuntura do Oriente Médio e do mundo.

Todas as atividades acontecerão na sede da Kiwi Companhia de Teatro (Rua Frederico Abranches, 189), próxima ao Metrô Santa Cecília. Ao todo, o ciclo se distribuirá em cinco mesas de debate que contemplam quatro eixos com o seguinte cronograma:

28 de outubro (terça-feira)

Apresentação do ciclo

Início do 1º eixo: o fim do Império Otomano e da Primeira Guerra e suas consequências para o Oriente Médio, incluindo a Palestina. Desenvolvimento do “sionismo” e as primeiras revoltas camponesas na Palestina. O início da dominação britânica sob o território e seu posicionamento sobre a questão palestina.

06 de novembro (quinta-feira)

Continuação do 1º eixo: o Mandato Britânico (1923-1948): a tentativa da construção de uma “nação palestina” árabe-judaica – os interesses estratégicos, o compromisso com o sionismo e a resistência palestina. O desenvolvimento do sionismo, as revoltas árabes e a proposta da ONU. A fundação do Estado de Israel e a Nakba (1948).

13 de novembro (quinta-feira)

2º eixo: a Guerra dos Seis Dias (1967) – suas consequências e contexto histórico. A fundação do Fatah e da FPLP (1964- 1968); a batalha de Karameh (1968), a construção do ethos do guerrilheiro palestino no contexto da Guerra Fria. A guerra do Yom Kippur (1973). O início do processo de paz de Camp David. O fim da fase liberal do projeto sionista; uma refundação religiosa do sionismo dentro dos Territórios Ocupados.

18 de novembro (terça-feira)

3º eixo: A tentativa de remodelar o Oriente Médio, a invasão do Líbano em 1982 por Israel. O enfraquecimento da OLP na Tunísia; a 1ª Intifada e o fim da ocupação barata; Oslo e o processo de paz; o crescimento dos assentamentos; o sucesso do projeto radical sionista; o radicalismo contra a moderação pelo lado palestino: Hamas vs. Fatah; Camp David 2000 – o fim do processo de paz.

27 de novembro (segunda-feira)

Encerramento do ciclo

4º eixo: a 2ª Intifada e o caminho para uma nova tragédia. A Operação Escudo Defensivo (2002) – uma nova matrix de controle baseada no “processo de paz”. Atualidade: Faixa de Gaza, território cercado, e Cisjordânia, terra ocupada e sitiada. Os movimentos sociais palestinos e suas estratégias e dilemas. A Iniciativa Kerry e o futuro.

Para evitar recorrentes infiltrações com o intuito de atrapalhar o andamento de iniciativas e eventos de solidariedade à causa palestina, solicitamos uma inscrição prévia dxs participantes com dados básicos (1. nome completo; 2. movimento, organização, universidade ou local de trabalho a que pertence; 3. e-mail) a ser enviada para [email protected]

Estendam o convite a amigxs e colegas interessadxs, esperamos todxs!

palestina

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here