Desde as 10h30 desta quinta-feira (17), moradores de Parelheiros, extremo sul da capital, estão ocupando o edifício da SPTrans em protesto pela criação e melhoria de linhas de ônibus em seus bairros. Sem qualquer serviço de transporte, a população da região é obrigada a andar quilômetros a pé diariamente. Pressionada pela luta dos moradores – que no primeiro semestre chegaram a organizar “linhas populares de ônibus” e invadir uma aula de Haddad na USP -, em maio a Prefeitura se comprometeu a resolver o problema da total inexistência de transporte na região.

Meses depois, quase nada saiu da promessa. E, do pouco que saiu, há muitos problemas. Nos bairro do Bosque do Sol, o trajeto da linha criada pela Prefeitura vai na contramão de quem sai para trabalhar no centro: ao invés de ir em direção ao Terminal Varginha ou Grajaú, conforme a SPTrans havia garantido, vai em direção a Parelheiros.

Além disso, a linha para de passar às 20h nos dias úteis e nos finais de semana, prejudicando quem volta tarde ou trabalha aos sábados que continua andando quilômetros à pé na volta para casa. Já na Estrada do Jusa, a linha só passa duas vezes por dia! No Barragem e no Marsilac, até hoje não há ônibus. Haddad havia se comprometido a agendar pessoalmente uma reunião com a CETESB, órgão ambiental do Estado, para obter a licença para duas linhas rurais e gratuitas que operariam em um período experimental de 90 dias. O projeto já tem aprovação do Conselho da Área de Proteção Ambiental, mas até hoje a CETESB não recebeu nenhum contato. Não vamos ser enrolados mais uma vez. Só sairemos da SPTrans com as nossas reivindicações atendidas!

IMG-20150917-WA0001IMG-20150917-WA0005

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here