Era um domingo de Verão, trinta e tantos graus, praia lotada. Na calçada um carrinho de som e 20 militantes, não mais do que isso, gritavam por “Lula livre”, contra o golpe e “fora Bolsonaro” enquanto os corpos seminus passeavam indiferentes. Um dos militantes começou a gritar tentando comover os transeuntes, sem muito sucesso: “Bolsonaro vai acabar com a pobreza!”. Imediatamente alguém chegou no pé do ouvido dele e pediu a correção: “…Mas vai fazer isso acabando com os pobres!”. Passa Palavra

1 COMENTÁRIO

  1. Eis a teoria se tornando práxis popular…:

    “Bolsonaro vai acabar com a pobreza!”. Imediatamente alguém chegou no pé do ouvido dele e pediu a correção: “…Mas vai fazer isso acabando com os pobres!”

    Nada é para sempre, nem a vida, nem o mundo, nem o universo… Nem mesmo o modo de produção atual, o capitalismo… Talvez só da perspectiva dos pobres é que se pode vislumbrar o fim da pobreza…

    Talvez falte mais teoria para compreender as mudanças dos modos de produção… Conforme sugere Immanuel Maurice Wallerstein, estamos numa transição, podendo o novo modo de produção ser pior do que o atual… Não seria os neofascismos a própria encarnação desta transição? Ou, pior, não poderia ser um novo modo de produção?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here