1. O site Passa Palavra foi fundado em Fevereiro de 2009 por um grupo de portugueses e brasileiros, independente de partidos e demais poderes políticos e econômicos, com o objetivo de noticiar as lutas, apoiá-las e pensar sobre elas.

2. O Passa Palavra é anticapitalista e internacionalista. Isto significa que
a) o Passa Palavra opõe-se tanto ao capitalismo privado como ao capitalismo de Estado, tanto ao neoliberalismo e às privatizações como às nacionalizações que mantêm as relações sociais de trabalho capitalistas;
b) o Passa Palavra opõe-se tanto ao nacionalismo como aos identitarismos, que atualizam os nacionalismos na época do capital transnacional.

3. Dentro dos limites do anticapitalismo, do antinacionalismo e do anti-identitarismo, o Passa Palavra pretende estimular o confronto de opiniões e o debate. Consideramos que as inspirações teóricas únicas, os modelos únicos e os sectarismos de grupo são obstáculos à reflexão sobre as lutas. Não somos,‭ ‬nem pretendemos ser,‭ ‬portadores da‭ ‬verdade revolucionária.

4. O Passa Palavra é organizado e gerido por um coletivo de militantes, de maneira igualitária e sem hierarquias. Em reuniões não presenciais é feito o planejamento do trabalho e são distribuídas as tarefas. Nos períodos entre as reuniões utilizam-se outros meios para a discussão e a resolução dos problemas urgentes.

5. O Passa Palavra está aberto à publicação de textos enviados por colaboradores não pertencentes ao coletivo, tanto relatos de lutas como artigos de reflexão, desde que
a) obedeçam a um padrão de qualidade que consideramos o mínimo aceitável;
b) adotem perspectivas anticapitalistas;
c) não defendam os nacionalismos nem os identitarismos.

6. O Passa Palavra publica comentários aos textos desde que
a) não sejam completamente irrelevantes;
b) não sejam pessoalmente insultuosos;
c) não sejam propaganda de extrema-direita ou fascista.