Não, Petra, a democracia não está em “vertigem”. Se estivesse, como poderiam os moradores de Bacurau auto-organizar-se para viver dos restos das cidades? Se estivesse, como poderiam os trabalhadores de Toritama, democraticamente, escolher por fazer jornadas de trabalho de 14 a 16 horas por dia? É a democracia que está em vertigem ou os trabalhadores que devem proporcionar uma democracia de novo tipo? Passa Palavra

6 COMENTÁRIOS

  1. Flagrante Delito do Flagrante Delito:

    A questão não é os trabalhadores construírem uma nova forma de produzir a vida… A questão é “os trabalhadores proporcionarem um democracia de novo tipo (sic)”…

    Gol contra!!!

  2. Mas Ramiro, será que vale realmente a pena desistir do conceito de democracia? Já perdemos tanta coisa, precisamos de algo que sintetize a promoção de relações e instituições horizontais, igualitárias e coletivistas, que as classes dominantes gregas da Antiguidade chamaram de promoção da desordem, da incompetência, do populacho, democracia. Entendo que a estrutura “X de novo tipo” soa como chacota depois do capitalismo de Estado soviético, mas “nova forma de produzir a vida” não é um tanto enigmático? Democracia é melhor compreensível, e quem mais a ataca de forma programática são justamente os fascistas.

  3. DESCONVERSANDO NA PANDEMIA
    A Democracia como Valor Universal (do gramsciano Carlos Nelson Coutinho) seria a matriz ideológica desse flagradel?
    Sim ou não, é uma questão de opinião.
    E, como dizia Cordame de Notre Cunda, minha taodadaísta predileta: opinião é como bunda, cada qual tem a sua – para dar, vender ou alugar…

  4. Ramiro, pois explique-me, como “uma forma de produzir a vida” consegue ser mais claro que “democracia”? o neoliberalismo e o keynesianismo também não são formas de reprodução da vida? Por favor peço que me explique porque morri antes de terem inventado um termo melhor para isso que queremos.

  5. Fico sempre na dúvida se democracia é um conceito dos sonhos de alguém ou uma coisa da realidade… Geralmente fico com a realidade.
    Olha, Aristóteles, confundir características do modo de produção capitalista (neoliberalismo e keynesianismo) com modos de produção é bem esquisito. Lá no ético escravismo grego você mandava melhor. rs

  6. Fascinante como Charles Jr me atribui uma confusão que não está dada em meu comentário. Eu me pergunto agora se essa confusão se deu no sonho de alguém ou na realidade…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here