Num grupo de WhatsApp criado durante as eleições de 2018 para reunir “progressistas”, um membro compartilhou uma notícia sobre a publicação dos dados da vacina Sputnik V pela The Lancet e comemorou: “Vem vacina russa!!!!” Seguiu-se uma troca de mensagens:
— Para mim, qualquer uma com eficácia serve.
— Mas tu leu que as outras (capitalistas) têm uma porção de efeitos colaterais?
— Eu tomo!
— Uai, a Rússia não é capitalista? Achei que a URSS tinha acabado em 1991. Passa Palavra

4 COMENTÁRIOS

  1. … É que segundo alguns o capitalismo se confunde com certos Estados nacionais (os sempre odiados Estados Unidos e a um pouco menos odiada União Europeia); ou, pelo menos, em oposição ao capitalismo péssimo (os EUA e a UE) temos o capitalismo menos ruim (Rússia, China etc). É dessa maneira que certas frações da Esquerda vão apoiando um regime que é um dos grandes financiadores de grupos e partidos fascistas, dentro e fora de suas fronteiras – o regime de Putin.
    E assim, agora também com relação a essa questão da vacina contra o Coronavírus, me parece que vemos desabrochar diante de nossos olhos uma verdadeira aliança vermelho-marrom (ainda engatinhando) que começa a unir certas Esquerdas na América Latina, com os fascistas anti-União Europeia na Europa Central, grupos autointitulados comunistas na Rússia e certos neonazistas nos EUA (https://pbs.twimg.com/media/Ee8HLf_WoAADv3M.jpg), todos unidos pelo “Anti-imperialismo”.
    Em boa coisa isso não vai dar.

  2. Percebo que há na esquerda (ao menos a brasileira) um movimento de confluência entre desenvolvimentistas oriundos do lulismo e neoestalinistas (na falta de um termo melhor), que convergem para a apologia do modelo chinês por conta das altas taxas de crescimento econômico do país (componente desenvolvimentista) e por conta de seu choque com os EUA (componente anti-imperialista). É um movimento parecido a este de defesa da Rússia. Alguém poderia indicar leituras sobre isso?

  3. Caro Paulo,

    Também percebo a mesma coisa que você, devido a escutar podcasts e assistir vídeos no youtube de analistas de esquerda que se encaixam nessas perspectivas que tu mencionas. Entretanto, leituras quanto a esse assunto específico que tu mencionas não me vêm à cabeça no momento. Por outro lado, acho que o texto do João Bernardo “Gestores, Estado e Capitalismo de Estado” (https://archive.org/details/jb-geecde) podem oferecer ferramentas de análise interessantes. Além disso, também indico o “Sinal Vermelho ou Farol?” (https://passapalavra.info/2012/11/96906/) escrito pelo Passa Palavra; é um texto que nos faz refletir sobre os reais interesses de classe de certa esquerda.

    Abraços e tenha uma boa semana!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here