Por LibCom
Original em inglês: https://libcom.org/news/italian-general-strike-amazon-warehouse-blockaded-piacenza-strikers-attacked-prato-12102021
Segunda-feira, dia 11 de outubro, uma greve geral foi convocada por vários sindicatos de base da Itália, tendo o dia sido marcado pelo bloqueio massivo de um armazém da Amazon e um violento ataque contra trabalhadores que faziam piquete.
Uma greve geral foi convocada em toda a Itália por vários sindicatos de base, incluindo Si Cobas [Sindicato Intercategorial Comitês de Base], CUB [Confederação Unitária de Base], USB [União Sindical de Base] e USI [União Sindical Italiana].
Em Piacenza, na Emília-Romanha, mais de mil trabalhadores se reuniram para bloquear um armazém da Amazon:
Grève de la logistique en Italie ! A l’appel des syndicats de base (SiCobas), l’ensemble du secteur est mobilisé, particulièrement dans le nord du pays. Depuis ce matin, la plateforme Amazon de Piacenza est encerclée et bloquée par plus d'un millier d’ouvriers… pic.twitter.com/kU4NO2qap0
— David Gab (@DavidGab_) October 11, 2021
Greve do setor de logística na Itália! Na convocatória dos sindicatos de base (Si Cobas), todo o setor está mobilizado, principalmente no norte do país. Desde esta manhã, a plataforma da Amazon em Piacenza foi cercada e bloqueada por mais de mil trabalhadores…
Enquanto isso, na cidade de Prato, na Toscana, um piquete na companhia têxtil Dreamland foi violentamente atacado, e quatro grevistas foram hospitalizados:
#Prato
Aggressione squadrista contro i sindacalisti #SiCobas.
Mentre la polizia resta a guardare.La solidarietà in questo caso è opzionale? #Draghi andrà ad abbracciare gli operai malmenati?pic.twitter.com/Yge1W2xYge
— Manolo Luppichini (@manolo_loop) October 12, 2021
#Prato. Agressão de quadrilha fascista contra os sindicalistas do #SiCobas. Enquanto isso a polícia só observa. A solidariedade nesse caso é opcional? #Draghi [primeiro-ministro italiano] vai apoiar os trabalhadores espancados?
“Acampamentos e ações de luta em toda a Itália em prol da greve geral pelo sindicalismo de base.
Mais de 2000 trabalhadores do Si Cobas estão bloqueando a Amazon em Piacenza.
O tráfego de mercadorias foi interrompido nos portos de Nápoles e Gênova, piquetes em grande parte da cadeia logística, parando a maior parte do transporte público local.
Fechamos tudo!!!”
Respondendo especificamente ao ataque em Prato, o Si Cobas acrescentou:
“Há algumas horas, durante o movimento de greve geral em curso no distrito têxtil de Prato, o acampamento dos trabalhadores fora da Dreamland foi brutalmente atacado por um bando de fascistas armados com bastões.
Quatro trabalhadores foram parar no hospital!!!
Mais uma vez, a polícia estava presente no local, filmando tranquilamente o ataque!!!
Deve-se salientar que a Dreamland é uma empreiteira da infame Texprint, conhecida pela demissão ilegítima de trabalhadores do Si Cobas que estavam lutando contra o excesso de trabalho e os turnos massacrantes.
Nesse momento em que se fala muito sobre paramilitares e fascistas, as instituições enchem a boca com palavras vazias e hipócritas, enquanto os trabalhadores que relatam a exploração em turnos massacrantes de 12 horas diárias são agredidos por milícias, com o silêncio e o consentimento daquelas forças do governo que nessas horas agitam de modo instrumental o fantasma do neo-fascismo nos eventos em Roma para impor uma nova restrição às greves e lutas sociais.
Nestes instantes, chegou a Piazza del Município uma passeata espontânea de trabalhadores em solidariedade, vinda de Macrolotto.
Todos podem apoiar os grevistas agredidos!”
Traduzido por Marco Túlio Vieira.
Publicada no Resistir.info, a matéria do link abaixo pede muita atenção.
https://resistir.info/pandemia/trabalhadores_trieste_16out21.html
Os movimentos grevistas na Itália não estão focados em torno do passe sanitário.
A matéria é um híbrido, composta de duas partes.
A primeira se refere às lutas em curso, e o original está neste link: https://www.lantidiplomatico.it/dettnews-i_lavoratori_di_trieste_smascherano_tutte_le_contraddizioni_della_nostra_epoca/29296_43493/
A segunda parte é de um site da Direita libertariana européia, no link: https://www.europereloaded.com/meltdown-begins-in-italy-with-mass-protests-at-ports/
Trata-se de um site defendor de Cloroquina e Ivermectina no tratamento à COVID, contrário ao uso máscaras e a qualquer tipo de restrição às liberdades individuais e de mercado.
Defende também o direito ao porte de armas.
Considera a divisão Direta/Esquerda como “artificial”, se orgulhando de ser “livre” de ideologias.
Vivemos um tempo de crise sistêmica do Capitalismo, acarretando extrema desorientação e desinformação.
Foi num cenário semelhante, após a Crise de 1929, que ocorreu a ascensão do nazi-fascismo na Europa e a II Guerra Mundial.
Um dos motivos do sucesso do Fascismo foi sua capacidade narrativa em combinar elementos da Direita com a Esquerda.
Exato como a matéria citada.
《nenhum fascismo se limitou a ser uma resposta da ordem à revolução. Todos eles foram, antes de mais, uma revolta dentro da ordem, e por isso começaram por procurar na esquerda uma inspiração que permitisse renovar a direita》
Ótimo achado feito pelo arkx Brasil. Pode ser mais explícita essa convergência entre extrema-direita e extrema-esquerda (leninista e anarquista)?
Exigir o Green Pass, o Passe Sanitário para trabalhar é como exigir que o trabalhador durma e se alimente, com o agravante de que o sujeito que vira a noite vendo série e se alimenta de plástico ultraprocessado não passa essa doença pros companheiros de labuta.