Por LibCom

 

Original em inglês: https://libcom.org/news/italian-general-strike-amazon-warehouse-blockaded-piacenza-strikers-attacked-prato-12102021

Segunda-feira, dia 11 de outubro, uma greve geral foi convocada por vários sindicatos de base da Itália, tendo o dia sido marcado pelo bloqueio massivo de um armazém da Amazon e um violento ataque contra trabalhadores que faziam piquete.

Uma greve geral foi convocada em toda a Itália por vários sindicatos de base, incluindo Si Cobas [Sindicato Intercategorial Comitês de Base], CUB [Confederação Unitária de Base], USB [União Sindical de Base] e USI [União Sindical Italiana].

Em Piacenza, na Emília-Romanha, mais de mil trabalhadores se reuniram para bloquear um armazém da Amazon:

Greve do setor de logística na Itália! Na convocatória dos sindicatos de base (Si Cobas), todo o setor está mobilizado, principalmente no norte do país. Desde esta manhã, a plataforma da Amazon em Piacenza foi cercada e bloqueada por mais de mil trabalhadores…

 

Enquanto isso, na cidade de Prato, na Toscana, um piquete na companhia têxtil Dreamland foi violentamente atacado, e quatro grevistas foram hospitalizados:

#Prato. Agressão de quadrilha fascista contra os sindicalistas do #SiCobas. Enquanto isso a polícia só observa. A solidariedade nesse caso é opcional? #Draghi [primeiro-ministro italiano] vai apoiar os trabalhadores espancados?

 

O Si Cobas escreveu:

“Acampamentos e ações de luta em toda a Itália em prol da greve geral pelo sindicalismo de base.
Mais de 2000 trabalhadores do Si Cobas estão bloqueando a Amazon em Piacenza.
O tráfego de mercadorias foi interrompido nos portos de Nápoles e Gênova, piquetes em grande parte da cadeia logística, parando a maior parte do transporte público local.
Fechamos tudo!!!”

Respondendo especificamente ao ataque em Prato, o Si Cobas acrescentou:

“Há algumas horas, durante o movimento de greve geral em curso no distrito têxtil de Prato, o acampamento dos trabalhadores fora da Dreamland foi brutalmente atacado por um bando de fascistas armados com bastões.
Quatro trabalhadores foram parar no hospital!!!
Mais uma vez, a polícia estava presente no local, filmando tranquilamente o ataque!!!
Deve-se salientar que a Dreamland é uma empreiteira da infame Texprint, conhecida pela demissão ilegítima de trabalhadores do Si Cobas que estavam lutando contra o excesso de trabalho e os turnos massacrantes.
Nesse momento em que se fala muito sobre paramilitares e fascistas, as instituições enchem a boca com palavras vazias e hipócritas, enquanto os trabalhadores que relatam a exploração em turnos massacrantes de 12 horas diárias são agredidos por milícias, com o silêncio e o consentimento daquelas forças do governo que nessas horas agitam de modo instrumental o fantasma do neo-fascismo nos eventos em Roma para impor uma nova restrição às greves e lutas sociais.
Nestes instantes, chegou a Piazza del Município uma passeata espontânea de trabalhadores em solidariedade, vinda de Macrolotto.
Todos podem apoiar os grevistas agredidos!”

 

Traduzido por Marco Túlio Vieira.

2 COMENTÁRIOS

  1. Publicada no Resistir.info, a matéria do link abaixo pede muita atenção.
    https://resistir.info/pandemia/trabalhadores_trieste_16out21.html

    Os movimentos grevistas na Itália não estão focados em torno do passe sanitário.

    A matéria é um híbrido, composta de duas partes.

    A primeira se refere às lutas em curso, e o original está neste link: https://www.lantidiplomatico.it/dettnews-i_lavoratori_di_trieste_smascherano_tutte_le_contraddizioni_della_nostra_epoca/29296_43493/

    A segunda parte é de um site da Direita libertariana européia, no link: https://www.europereloaded.com/meltdown-begins-in-italy-with-mass-protests-at-ports/

    Trata-se de um site defendor de Cloroquina e Ivermectina no tratamento à COVID, contrário ao uso máscaras e a qualquer tipo de restrição às liberdades individuais e de mercado.

    Defende também o direito ao porte de armas.

    Considera a divisão Direta/Esquerda como “artificial”, se orgulhando de ser “livre” de ideologias.

    Vivemos um tempo de crise sistêmica do Capitalismo, acarretando extrema desorientação e desinformação.

    Foi num cenário semelhante, após a Crise de 1929, que ocorreu a ascensão do nazi-fascismo na Europa e a II Guerra Mundial.

    Um dos motivos do sucesso do Fascismo foi sua capacidade narrativa em combinar elementos da Direita com a Esquerda.

    Exato como a matéria citada.

    《nenhum fascismo se limitou a ser uma resposta da ordem à revolução. Todos eles foram, antes de mais, uma revolta dentro da ordem, e por isso começaram por procurar na esquerda uma inspiração que permitisse renovar a direita》

  2. Ótimo achado feito pelo arkx Brasil. Pode ser mais explícita essa convergência entre extrema-direita e extrema-esquerda (leninista e anarquista)?

    Exigir o Green Pass, o Passe Sanitário para trabalhar é como exigir que o trabalhador durma e se alimente, com o agravante de que o sujeito que vira a noite vendo série e se alimenta de plástico ultraprocessado não passa essa doença pros companheiros de labuta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here