Por LabourNet

Italiano com legendas em inglês.

80 min 2021

Desde 2008, coisas incomuns vêm acontecendo no norte da Itália. As empresas, a classe política e a mídia estão usando o início da crise para minar ainda mais os direitos dos trabalhadores, que foram esmagados até agora. Por outro lado, uma resistência enérgica e forte tem se formado na base da escala salarial.

De todas as pessoas, foram os trabalhadores precários e em grande parte migrantes do setor logístico que, por meio da solidariedade e de uma organização eficaz, tiveram sucesso em superar o isolamento e as condições de trabalho degradantes. Uma luta que mudou não apenas as condições de trabalho, mas também toda a sua vida.

“Eu estava conversando com as meninas desde 2012 porque eu conheci esse sindicato chamado SI Cobas. Mas há muito medo porque eles colocam você em uma condição de servidão, você está escravizado a ponto de não poder dizer nem ‘a’. Você não diz nada, você trabalha item após item após item… Então eu estava falando com as garotas desde 2012 e não sei como isso aconteceu. Foi sorte.” (trabalhador da Yoox, no filme)

Equipe: labournet.tv – Rosa Cannone / Johanna Schellhagen

Mais Informações
AngryWorkersOfTheWorld, relatando as lutas (inglês) [versão em português: https://passapalavra.info/2017/08/114361/]
Anna Curcio falando sobre as lutas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here