O ex-presidente Lula, que em 2003 condenou a invasão do Iraque como uma “loucura” e acusou Bush de não admitir o “erro” por razões políticas, agora diz que Zelensky é “tão responsável” pela invasão da Ucrânia quanto Putin, e que “numa guerra não tem apenas um culpado”. Onde foi parar o Lulinha paz e amor, das críticas aos erros de quem comete loucuras? Passa Palavra

14 COMENTÁRIOS

  1. Lula deveria manter um silêncio vergonhoso antes de opinar sobre intervenções militares. Sua principal herança na área foi a direção brasileira da MINUSTAH no Haiti. Não bastasse toda a repressão que tal ocupação significou, ela ainda teve por consequência a elevação moral e técnica de quadros do alto mando militar brasileiro que hoje são o pilar principal do governo Bolsonaro e da ameaça de golpe, não apenas logístico mas também ideológico.

  2. Lula deveria dizer: “Vou visitar o herói Zelensky e não deve haver acordo nenhum. Vamos apoiar as sanções e mandar armas e soldados. Vou chamar petistas a integrar os grupos auto-organizados de apoio ao Estado ucraniano.” Entendi.

  3. Dois sujeitos entram em uma delegacia. Mais exaltado, um deles adiantou-se para falar com o policial de plantão que os recebeu:

    – Senhor, esse filho da puta me agrediu! Sem razão alguma me socou a cara! Espero que as providências sejam tomadas!
    – E você confirma o que esse senhor diz? — pergunta o policial para o segundo sujeito.
    – Não. — disse simplesmente — esse sujeito se confundiu, pois foi ele quem cabeceou o meu punho, que posso garantir que precisará de pontos.

  4. Ricardo usa aquela falácia manjada, como se encarar a verdade fosse ter que se confraternizar com Zelensky como herói. Para usar falácias, Ricardo, é porque você não está conseguindo encarar a realidade. Putin é responsável pela barbárie na Ucrânia e ninguém mais. Essa é a realidade que alguns não conseguem encarar. É um problema para algumas pessoas que os EUA não foi dessa vez quem invadiu outro país. Desmonta o tico e teco de muitos.

  5. Putin é do mal e Zelensky é do bem. Entendi. Baseado nisto devo me posicionar. Só me recuso a aceitar a ter lado e apoiar a OTAN. Simples assim. Prefiro as estratégias “abstratas”, fantasiosas e impossíveis do internacionalista e do antigo e ultrapassado “derrotismo revolucionário”.
    Não é falácia exigir que haja uma conclusão prática do que se afirma. Afirmações acadêmicas ou infantis não servem para nada. Todos sabemos qual foi o papel do PT no Haiti e isto não muda nada. Até o Papa está com mais coerência que esta posição improcedente que tenho visto aqui. O Papa é o signatário da religião, mas isto não muda nada a posição pacifista.
    O pacifismo não é coerente com a luta proletária, mas é superior a tomar um dos lados. A herança revolucionária nos deu o derrotismo revolucionário contra a guerra mundial; a sabotagem internacionalista e combativa.
    Obs.: Não fui eu que inventei o termo “derrotismo revolucionário”; tem um significado histórico e remonta a tentativa de revolução proletária mundial do início do século XX.

  6. Ricardo segue com sua vitrola quebrada, afirmando que por aqui alguém está exaltando ou defendendo Zelensky. Não é um diálogo, mas um monólogo….

  7. Uma vez vi uma inscrição numa parede: Não vote, faça a revolução. Apeteceu-me comprar uma lata de tinta e um pincel e escrever: Não pinte paredes, faça a revolução. É que as pessoas que repetem palavras de ordem deviam fornecer um manual de instruções para explicar como se passam à prática as palavras de ordem. Senão, elas servem só para repousar a consciência dos próprios e incomodar os ouvidos alheios.

  8. OXIMOROSO
    Tem piada nesta anedota: JB promiscuindo-se num magma de ênfase irônica e ironia enfática, em que o tempo que não lhe sobrou para pintar paredes foi o mesmo que lhe faltou para fazer a revolução…

  9. O equívoco não me parece ser escrever em paredes, mas o que é escrito na parede. “Não vote, faça a revolução” indica que o indivíduo tem a capacidade real de fazer a revolução, neste caso, bastaria o querer. O certo seria “não vote, lute pela revolução”.

  10. Lula está mais interessado na luta geopolítica e no desenvolvimento da parceria com o bloco eurasiano; daí seu apoio a Putin.

    Lula continua sendo o que sempre foi: um social democrata com pitadas de nacional-desenvolvimentismo.

    Já os revolucionários .. esses seguem ocupados demais pichando muros e discutindo (em plenária?) se o que deve ser pichado é:
    1. Nao vote, faça a revolução;
    2. Não vote, Lute pela Revolução

    Boatos de que na última plenária deliberou-se uma coordenação equitativamente composta pelxs variadxs revolucionárixs que irá decidir a questão.

  11. Ouso dizer que Lula “social-democrata” e “nacional-desenvolvimentista” é algo que nem ele próprio picharia. Este é mais um caso em que a prática nos ensina mais do que as paredes.

  12. A Pichação Zé Macunaíma só rola no Twitter e para a Fofofauna no Mastodon,afinal de contas,pichar muros também requer algum esforço, enquanto que teclar é bem mais fácil, né mesmo?

  13. NINE FINGERS (NOS STATES?): DON’T PICHE, JUST PIX!
    Pix XUXULA – quem viver verá…

  14. Enquanto a Esquerda Doomscrolling segue fisgada na podosfera, a Direita descolada avança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here