Por Jan Cenek

Belchior (1946-2017) foi um compositor de Música Popular Brasileira (MPB). Nasceu em Sobral, no Ceará. O avô tocava sax e flauta. A mãe cantava na igreja. Tinha tios seresteiros. Ainda menino se apresentava como cantador repentista. Frequentou o Seminário dos Capuchinhos. Foi programador de rádio. Mudou-se para Fortaleza. Participou de festivais de música, se aproximou de outros artistas. Chegou a cursar quatro anos de medicina, mas abandou a universidade. Foi para o Rio de Janeiro e, depois, São Paulo. Viajou de carona num avião do Correio Aéreo Nacional, espécie de prenúncio do que viria depois na obra e na própria vida do artista. Ganhou o IV Festival Universitário da MPB com a canção Na hora do almoço. Criou um estilo próprio em que cabia sua voz peculiar. Teve canções gravadas por Elis Regina e deslanchou. Wilson Simonal, Lenny Andrade, Roberto Carlos, Vanusa, Fagner, Jair Rodrigues, Gilberto Gil, Ivan Lins, Zé Ramalho, João Bosco, Margareth Menezes, Ney Matogrosso e outros também gravaram canções de Belchior. Fez sucesso principalmente nos anos 1970, com os álbuns Alucinação (1976), Coração selvagem (1977), Todos os sentidos (1978), Era uma vez o homem e seu tempo (1979). Além de músico, foi poeta, pintor, desenhista e leitor de mão cheia. Estudou caligrafia. Dominava vários idiomas. Foi da poesia para a música. Fazia citações eruditas nas canções. Dizia ser um compositor brasileiro nascido no Nordeste que prezava mais suas raízes humanas – que eram amplas, estavam em todos os lugares e em movimento – que suas raízes regionais e folclóricas.

Mais ou menos quando completou 60 anos, Belchior iniciou um movimento inusitado. Foi aos poucos cortando os laços que o prendiam à família, aos amigos, ao passado e à própria música. Separou-se e foi morar num flat com uma artista plástica. Viajaram e se hospedaram em hotéis saindo sem pagar. Moraram de favor em casas de fãs. Passaram um natal numa rádio abandonada. Ficaram por um tempo num mosteiro. Chegaram a morar com o Movimento dos Pequenos Agricultores e em uma comunidade alternativa. Belchior parou de fazer shows. Também parou de pagar pensões e outras despesas. Teve a conta bancária bloqueada e mandados de prisão decretados. Perdeu carros e outros bens. Passou uma noite debaixo de uma ponte. Sofreu com o sensacionalismo midiático. Foi caçado e forçado a dar entrevista para o principal canal de televisão brasileiro. Perambulou entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Morreu vitimado por um rompimento na aorta. Tinha 70 anos. A longa e última viagem de Belchior foi reconstituída e contada no livro Viver é melhor que sonhar, de Chris Fuscaldo e Marcelo Bortoloti [1].

O sumiço de Belchior intrigou muita gente. Há vários palpites explicativos. Desde que aspirava à santidade até que foi manipulado pela mulher que o acompanhou. Os autores de Viver é melhor que sonhar entrevistaram mais de 150 pessoas que foram próximas ou que estiveram com Belchior nos últimos anos do artista. Não conseguiram chegar a uma resposta sobre o sumiço. Mas deixaram uma pista interessante que resolvi seguir. A longa viagem do artista poderia ser uma possibilidade contida em algumas canções, como, por exemplo, Comentários a respeito de John.

Estradas, viagens e rupturas perpassam a música de Belchior. Um certo “meter o pé na estrada like a Rolling Stone”, como na canção Velha roupa colorida.  Talvez seja, inclusive, a principal linha de força na poética do bardo. Com um detalhe sugerido pelos acontecimentos posteriores: o que poderia parecer certo escapismo juvenil era, na verdade, um projeto, quase uma ética, como se a vida estivesse sempre em outro lugar. Não se tratava apenas da legítima necessidade de respirar num país bloqueado por uma ditadura empresarial-militar, era uma profunda necessidade existencial. Exemplificando com as canções do compositor. Mucuripe: “Vida, vento, vela, leva-me daqui”. Paralelas: “Dentro do carro, sobre o trevo a 100 por hora/ Oh, meu amor!/ Só tens agora os carinhos do motor”.  Comentário a respeito de John: “Saia do meu caminho/ Eu prefiro andar sozinho/ Deixem que eu decida a minha vida”. Tudo outra vez: “Há muito, muito tempo que eu estou longe de casa” […] “Sentado à beira do caminho pra pedir carona/ Tenho falado à mulher companheira/ Quem sabe lá no trópico a vida esteja a mil” […] “E um cara que transava a noite no Danúbio Azul/ Me disse que faz sol na América do Sul/ E nossas irmãs nos esperam no coração do Brasil” […] “E eu vou viver as coisas novas que também são boas/ O amor, humor das praças cheias de pessoas”. Coração selvagem: “Meu bem, o mundo inteiro está naquela estrada ali em frente/ Tome um refrigerante, coma um cachorro-quente/ Sim, já é outra viagem/ E o meu coração selvagem tem essa pressa de viver” […] “Meu bem, talvez você possa compreender a minha solidão/ O meu som e a minha fúria e essa pressa de viver/ E esse jeito de deixar sempre de lado a certeza/ E arriscar tudo de novo com paixão/ Andar caminho errado pela simples alegria de ser” […] “Meu bem, vem viver comigo, vem correr perigo, vem morrer comigo”.

Dá para seguir a viagem pelos versos do bardo. Divina comédia humana: “Enquanto houver espaço, corpo, tempo e algum modo de dizer não/ Eu canto”. Teria interrompido a carreira por não encontrar maneiras de dizer não? Belchior chegou a afirmar que associava a liberdade à possibilidade de dizer não [2]. Velha roupa colorida: “Você não sente nem vê/ Mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo/ Que uma nova mudança em breve vai acontecer”. A rima implícita faz a palavra amigo, no segundo verso, sugerir comigo na sequência. Como se a mudança fosse acontecer com o poeta.  Brincando com a vida: “Vida, eu não aceito, não! A tua paz/ Porque meu coração é delinquente, juvenil/ Suicida, sensível demais” […] “A vertigem, o abismo, me atrai/ É esta a minha brincadeira”. O que foi a longa viagem do bardo senão uma busca pelo abismo e uma brincadeira com a vida? Princesa do meu lugar: “Se me der vontade de ir embora/ Vida adentro, mundo a fora/ Meu amor, não vai chorar”. Espécie de alerta prévio do que viria tempos depois. O mesmo acontecendo na canção Passeio: “Nesse cimento, meu pensamento e meu sentimento/ Só têm o momento de fugir no disco voador”.

Se não for viagem minha, há uma coerência intrigante entre as canções de Belchior e o sumiço dele. A obra joga luz sobre a longa viagem do artista e o inverso é verdadeiro. Muito se falou contra a última mulher do compositor, que o teria isolado da família, dos amigos e da própria carreira. Pode ser. É uma possibilidade. Mas, pelas canções, percebe-se que o artista precisava de uma companheira para cair na estrada com ele, para ganhar “esse mundo de meu Deus”, como na canção Galos, noites e quintais. Ou, como em Coração selvagem, precisava de uma mulher que lhe compreendesse a solidão, o som, a fúria e a pressa de viver. Uma companheira capaz de deixar a certeza de lado e arriscar com paixão, andando caminho errado pela simples alegria de ser.

Os autores de Viver é melhor que sonhar estabelecem paralelos literários para pensar o sumiço de Belchior. Citam a fuga de Tolstói, aos 82 anos [3]. Como Hans Castorp, que foi ficando no sanatório por vontade própria, Belchior ia ficando nas casas de fãs e amigos que o abrigavam [4]. O desaparecimento teria sido tão inexplicável quanto o aparecimento do corvo no quarto, sempre a repetir “nunca mais” [5]. Eu, pelo meu lado, vi na longa viagem de Belchior um “preferiria não” à la Bartleby [6]. Repetidas vezes pessoas próximas tentaram convencer o bardo a tocar, arrecadar dinheiro e melhorar sua situação. Todas as vezes ele deu um jeito de recusar, como Bartleby, o funcionário que respondia “preferiria não” quando o chefe lhe dava ordens. Um fã e amigo que esteve com Belchior nos últimos anos do compositor afirmou: “Ele não queria mais voltar e não voltaria sob hipótese nenhuma. Ainda assim, alimentava-se desses sonhos.” [7]

Mais um paralelo literário por minha conta e risco. Ricardo Piglia escreveu um livro saboroso intitulado O último leitor [8]. Vai de Kafka a Joyce passando por Emma Bovary, Ana Karenina e Ernesto Che Guevara. O último leitor, para Piglia, é justamente revolucionário argentino: “Guevara é o último leitor porque já estamos diante do homem prático em estado puro, diante do homem de ação.” A conclusão do ensaio sobre Che Guevara é uma daquelas sacadas que só os grandes romancistas são capazes de formular [9]. Mas voltando. Enxerguei um paralelo entre Che e Belchior pela afirmação da identidade latino-americana e porque ambos foram grandes leitores que ficaram quase sem nada, mas nunca sem livros. Che carregava livros quando foi capturado na Bolívia. Belchior jamais se distanciou dos livros, passou os últimos anos lendo, trabalhou numa tradução popular para a Divina Comédia. Outra aproximação possível é pelas viagens. Diz Piglia sobre o jovem Ernesto Guevara, que ainda não era o Che: “Escrever e viajar, encontrar uma nova maneira de fazer literatura, um novo jeito de narrar a experiência.” O mesmo estava posto para Belchior. Como possibilidade nas canções. Como fato consumado e conquistado nos últimos anos de vida. Com a peculiaridade de que o compositor alterou a ordem natural das coisas. Muitos jovens latino-americanos, como Ernesto Guevara, caíram na estrada nos anos 1950, 1960 e 1970. Belchior fez o mesmo décadas depois, nos últimos anos de sua vida, já no século XXI.

Se estradas, viagens e rupturas estão nos versos de Belchior; se são uma das principais linhas de força das canções: o sumiço dos últimos anos foi um posfácio radical e coerente para uma obra que sobreviverá. Belchior não ficou em casa contando vil metal. Certamente a longa viagem confundiu fãs, preocupou amigos e magoou familiares. Mas era uma possibilidade contida na obra do compositor. O artista devia estar farto de cantar as mesmas canções para o mesmo público. Preferiu viver os versos na estrada, com outras pessoas, em uma longa viagem: para realizar possibilidades contidas na música, porque viver é melhor que cantar.

Notas

[1] Chris Fuscaldo e Marcelo Bortoloti. Viver é melhor que sonhar – os últimos anos de Belchior. Rio de Janeiro: Sonora Editora, 2021.

[2] A entrevista em que o artista associa a liberdade à possibilidade de dizer não está no documentário Belchior – Apenas um coração selvagem, de Camilo Cavalcanti e Natália Dias.

[3] Tolstói abandonou a família no final de 1910. Fugiu de trem. Morreu de pneumonia poucos dias depois da partida.

[4] Referência ao romance A montanha mágica, de Thomas Mann.

[5] Referência ao poema O corvo, de Edgar Allan Poe.

[6] Referência ao conto Bartleby, o escrevente, de Herman Melville.

[7] O depoimento está no livro citado na primeira nota.

[8] Ricardo Piglia. O último leitor. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

[9] Trecho final do ensaio Ernesto Guevara, rastros de leitura, de Ricardo Piglia.

10 COMENTÁRIOS

  1. Texto muito bom, parabéns!
    Quem conhece a obra de Belchior sabe que o “sumiço ” do artista sempre foi algo premeditado e narrado em suas canções.

  2. Adoro a música e as letras. Mas se de biografia se trata, me causa muito estranhamento o canto de liberdade de quem abandona filhos e deixa de pagar pensão alimentar. Estranha liberdade essa de soltar obrigações que pesarão nas costas de outros!

  3. Algumas impressões e conclusões do livro que serviu de base para parte do presente artigo ” Viver é Melhor que Sonhar” foi extraído do livro “Belchior a História que a biografia Não Vai Contar”, que sequer foi citado. Este livro são relatos de quem conviveu, viu e escutou uma pequena parte deste período, com Belchior. Alguns outros são relatos e conjecturas de informações recebidas de terceiros, muito das vezes distorcidas, para provocar um novo inexistente. Jorge Cabral.

  4. Fazer analogia entre “Che” e Belchior e Empresário militar, è de uma mente ” INTELECTUALME PREJUDICADA ” deveria ler o livro “O esquerdismo è uma doença mental” lhe faria bem,ou não!?

  5. Viver é melhor que sonhar? Então sonhar não é viver… Quando eu era office-boy, nos anos 80/90, adorava pegar o busão que me levava da agência bancária que eu trabalhava no do centro da cidade para uma empresa que ficava lá nos cafundós de Santo Amaro… Era duas horas para ir, duas para voltar, e duas por lá… Quando chegava na agência, já tinha cumprido minha jornada de trabalho… Eu pegava os dois passes de ônibus (ganhos por descer pela porta de trás, já que naquele tempo se desembarcava pela porta da frente…) para comer um gregão (churrasco grego) com suco grátis e hot dog com três salsichas… Tempo bom, assim como o Kid Vinil 9https://www.youtube.com/watch?v=nWc4jANOHBg), não voltam mais…

  6. Ulisses, valeu pelo link. O último leitor é um livro saboroso.

    Ana Clara, valeu. Penso o mesmo. O sumiço era uma possibilidade contida nas canções. Infelizmente, parece que o debate por aqui vai caminhar mais para a biografia do que para a obra. É triste, mas costuma ser assim.

    Lucas, o fato é que Belchior não queria mais fazer shows. Ele devia estar farto de tocar as mesmas canções para o mesmo público, o que é legítimo e compreensível. Ocorre que a principal fonte de renda dos músicos são os shows. Se é assim, era inevitável ter problemas para pagar pensões. Para piorar, ele caiu na estrada, os fatos foram se sucedendo e os problemas se multiplicando. Não acredito que o “sumiço” foi planejado, parece-me que as coisas foram acontecendo e empurrando o artista cada vez mais para longe. Sim, ele podia ter procurado a justiça para renegociar as pensões antes de viajar. Mas dá para imaginar o autor de Coração Selvagem planejando sua última viagem e seus últimos anos de vida nos mínimos detalhes? Esse é o ponto. Para onde aponta a obra dele? No mais, a principal vítima do Belchior foi ele mesmo, por isso considero as questões biográficas como detalhes menores. A justiça burguesa já deve ter discutido e divido a herança do artista entre os familiares. Para nós, o que fica por discutir é obra.

    Jorge, há algumas biografias do Belchior. Devem ser escritas outras. A vida do bardo, especialmente os últimos anos, é um prato cheio para os biógrafos. O público adora sumiços, basta lembrar que até hoje se escreve sobre a fuga do Tolstói. Mas, para mim, o sumiço do Belchior interessa não em si, mas como possibilidade contida nas canções. Ou dito mais ou menos nos termos do artista: não estou interessado em nenhuma biografia, as canções me interessam mais.

    Gilmar, considerando o mar de mais do mesmo em que nos afogamos diariamente, é um prazer ser elogiado com um “mente intelectualmente prejudicada”. Agradeço. Mas, de qualquer forma, avalie se realmente mereço o elogio. Escrevi que “Não se tratava apenas da legítima necessidade de respirar num país bloqueado por uma ditadura empresarial-militar, era uma profunda necessidade existencial.” Você leu uma analogia entre o Belchior e um “Empresário Militar”…

    Office-Boy, ir do Centro de São Paulo para Santo Amaro é uma longa viagem. Valeu por compartilhar a lembrança.

  7. Concordo com a leitura de que o ‘sumiço’ de Belchior estava já há muito tempo cantado na sua obra. A poética do sobralense – conforme detalhado por ti – é inteira permeada por temas como a inadequação, a inquietude, a necessidade de deixar tudo e partir; temas que se fundiram de forma radical à vida do artista: na juventude, o abandono da faculdade de medicina, a vida num mosteiro na serra de Guaramiranga e, na velhice, o famoso sumiço.

    Ía citar o trecho do Mucuripe – uma praia melancólica da cidade de Fortaleza – achei que vc tivesse esquecido, mas não; está ali:

    ‘Aquela estrela é dela, vida, vento, vela, leva-me daqui’
    ‘Aquela estrela é dela, vida, vento, vela, leva-me daqui’

    Diante da opressão, da exploração, do bolsonarismo e de toda porcaria que se apresenta no dia a dia, o poeta queria fugir. E quem também não quer? Belchior expressou e encarnou o universal. Daí não será esquecido.

  8. Tendo a concordar com a pista que seguiu, Jan Cenek. Essa vontade de exílio de Belchior, que já desponta em suas primeiras obras, é a tônica dominante de suas inquietações e aflições. É o leitmotiv do poeta.

    Belchior concentra em sua obra e em seu ato final as contradições por entre as castrações civilizatórias da existência administrada que só permite a realização das potencialidades da vida sob sua forma sublimada, que no compositor assume a figura da “consciência infeliz”, de acordo com Marcuse. Mas a potência disruptiva da poética do bardo cearense foi de canção em canção até a dessublimação da dívida, do favor, do calote e da irresponsabilidade redentora do caminho errado.

    Me lembro de ter lido uma crítica em que o autor, citando a desilusão, o lamento e o fracasso como as marcas de “Como nossos pais”, associava este estado de espírito a um pretenso “desmascaramento” da hipocrisia da geração sessentista “revolucionária” (assim, com aspas na referida crítica). Na época respondi o artigo e comentei que essa interpretação deslocava o tom desiludido da canção de um lamento triste para o de um rancor denuncista, como sugeria as aspas em “revolucionário”. É uma interpretação que me parece constrastar equivocadamente com a dor pungente dos versos do bardo sobralense, que retira sua dor e sua força justamente do fato de ter vivido tudo sem máscaras. Se parte daquela geração se locupletaria depois, outra parte morreu e sobreviveu por ideais irrevogáveis que não eram os mesmos de nossos pais. Nesta outra parte se reconhecia a radicalidade do poeta dos versos “e no escritório em que eu trabalho e fico rico/quanto mais eu multiplico diminui o meu amor”, e o exílio e busca de seus últimos anos de vida parecem tê-lo justificado.

    Para mim o crítico se deixava levar por ideias pré-concebidas. O desabafo melancólico de “Como nossos pais”, que põe em relevo o sentimento de pertencimento ao lado derrotado – “eles venceram” -, não é o velho ceticismo desencantado comum dos ressentidos que, derrotados, expiam sua mágoa na denúncia imaculada de uma culpa que nunca carregaram. Daí me incomodar o verbo “desmascarar” da crítica, porque pressupõe uma máscara que eu não acho que coube no fracasso genuíno da fração daquela geração que o bardo abraçou. Contar o vil metal é uma forma de como morrem os sonhos. Alguns. Não foi o caso de Belchior.

  9. Vejam o filme Aqui é o meu lugar. Quando assisti, relacionei o a Belchior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here