Contava orgulhosa sobre como havia mudado sua alimentação por conta das questões ambientais, dizendo que não era possível comer carne com o planeta acabando. O colega disse que a tendência era de que com menos gente passando fome o consumo de carne aumentasse, e como os níveis de vida subiam na Índia e na China… Ela respondeu que na Índia não, pois tinha feito um retiro lá e viu que os indianos eram espiritualmente evoluídos e vegetarianos. Quando foi lembrada de que havia o equivalente à população do Brasil de muçulmanos na Índia, ela nada soube responder. Passa Palavra
Uma vez, conversando nas internets com uma vegetariana militante, explicando todo o sistema de auto-defesa das plantas contra predatores, e mostrando que a ciência já está discutindo sobre as plantas possuírem não um sistema nervoso central, mas um sistema nervoso difuso. E ela me respondeu que entende que plantas também são vida, mas que a diferença era que animais possuem uma “quantidade de energia vital”, ou algo dessa natureza, superior aos outros seres vivos! Achei isso sensacional!
Agora, na minha perspectiva, o outro (ou outros) lado da luta por “Direitos dos Animais” é justamente a luta pelos “Direitos das Plantas”, “Direitos das Bactérias”, “Direito dos Fungos”, o mesmo valendo para o Reino Protista. Ora, e qual foi minha surpresa ao, algum tempo atrás, descobrir que de fato existe gente discutindo os Direitos das Plantas! “The time is ripe for plants rights” / “O tempo está maduro para os direitos das plantas” (https://www.aljazeera.com/opinions/2013/1/21/the-time-is-ripe-for-plant-rights)! E notem, portanto, que esse é (segundo o autor) um passo importante para salvar o planeta: “Given this disastrous global situation, plant rights could be a useful legal instrument for decelerating the loss of biodiversity and mitigating the destruction of the flora, the cornerstone of any natural environment.”. Verdadeiramente colossal!
“Vivam as saladas”, como disse o João Bernardo uma vez! (https://viasfacto.blogspot.com/2015/06/comunicado-do-estacionamento-vegetal.html)
Ansioso pela criação de movimentos a favor da vida dos outros 3 Reinos dos Seres Vivos restantes! Na verdade, acho irei tomar a iniciativa e começar eu mesmo a criar todos eles!