movimento em luta

Por ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA FAVELA DO MOINHO E DO MOVIMENTO MOINHO VIVO

 

À POPULAÇÃO E AO PODER PÚBLICO DE SÃO PAULO,

O MOINHO FICA!
Jornada de luta 2024 – Sábado que vem, dia 27 de julho de 2024, às 18 horas, no campinho

A Favela do Moinho é a última favela do centro de São Paulo e ocupamos uma das áreas mais valorizadas da cidade há mais de 30 anos, no bairro do Campos Elíseos. Em 2008, conseguimos uma Tutela Antecipada de Usucapião, que assegurava nossa permanência até o julgamento final de uma disputa judicial que envolvia a área.
Em 2024, o judiciário negou o nosso legítimo direito à usucapião e com isso podemos ser despejados a qualquer momento.
Com o novo projeto do governador de trazer o palácio do governo para o centro, temos recebido diversas ameaças e estamos sendo afetados por esse projeto de higienização e gentrificação dessa região, que tem como objetivo instalar uma estação de trem da CPTM na área da favela.
O Moinho tem a especificidade de estar cercado por linhas de trens, e é resistência no meio da maior megalópole da América do Sul. Nós moradores, somos atuantes na preservação desse espaço que já sofreu dois grandes incêndios, abandonos do poder público e constante violência policial. Em 2021, conquistamos a instalação de água e esgoto, resultado de muita luta.
A Favela é habitada por mais de 2500 famílias, e temos nos organizado em assembleias para fazer frente a situação. Aqui prevalece a alegria de viver junto, com humildade, solidariedade e apoio mútuo. Se é pra levantar nossas forças e lutar, faremos! Por todos que sangraram e morreram no caminho. Por nossas crianças que brincam, irmanam e crescem nestas vielas. Pelas histórias que temos e teremos pra contar.

O Moinho é nosso modo de vida e resistirá!

A campanha tá posta e é intransigível: O Moinho Fica!

Sábado que vem, dia 27 de julho de 2024, às 18 horas, no campo de futebol do Moinho, faremos nossa primeira audiência pública e lançamento da campanha.

Convidamos todas as pessoas que lutam por uma cidade mais justa a assinar nosso manifesto, apoiar e participar das atividades que faremos ao longo do segundo semestre de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here