Por Victor Villarreal Cabello

O significado de Ayotzinapa na língua nahuatl é “lugar de tartarugas”. Hoje os coletivos mexicanos de protesto utilizam uma tartaruga como símbolo para exigir justiça. “Como a tartaruga, a justiça é lenta, mas dura e implacável. E chegará a Ayotzinapa”, diz o advogado dos pais e mães dos 43 estudantes desaparecidos da Escola Normal de Ayotzinapa em Guerrero, México.

10 anos atrás em 26 de setembro de 2014, o Estado mexicano sequestrou e mudou a vida de 43 estudantes universitários, de suas famílias, do país e as formas de luta. As investigações não conseguiram estabelecer a verdade e os familiares não param de procurá-los. Este é provavelmente um dos casos mais importantes de desaparecimento forçado e violação dos direitos humanos no século XXI para o México. O caso sensibilizou grande parte da sociedade nacional e internacional, mas a verdade e a justiça não chegam.

Naquela “noite de Iguala”, alguns alunos da Escola Normal Rural Raúl Isidro Burgos, em Ayotzinapa, pretendiam embarcar em ônibus para participar do ato em memória do massacre de 2 de outubro na Plaza de Tlatelolco em 1968. A Polícia Municipal de Iguala abriu fogo contra os estudantes para impedi-los de sair da cidade com os ônibus. A operação foi apoiada por outras corporações.

“O intelectual gordo e grisalho, aquele dos gatos” [1] (Carlos Monsiváis) dizia que México tem uma herança esquecida. Com isto, ele fazia referência a uma herança de luta revolucionária que vem do movimento de 1968. Não foi por ocaso que os 43 estudantes tiveram a intenção de participar dos protestos. Com isto os estudantes estavam demonstrando que não foi uma “herança esquecida” foi um legado tirado pelo governo e suas autoridades.

O dia da manifestação pelos 10 anos, 26 de setembro de 2024, a terra tremeu literalmente, 4,6 graus em Huixtla/Chiapas. Naquele dia a tartaruga tremeu [2]. No entanto, a tartaruga é trêmula do poder e peso, não por medo ou indecisão. É preciso também conhecer a realidade estrutural daquelas gerações que não “aceitaram” a responsabilidade da herança. Gerações inexistentes. Meus pais se tornaram uns. Minha geração tentou. A tartaruga trêmula chegará, lenta, dura e mais implacável.

Fotos do arquivo pessoal. Um pôster na faculdade de filosofia e uma tartaruga na Avenida Revolución na Cidade do México como expressão das marchas dos 10 anos respectivamente.

Notas

[1] Assim face a descrição: Alfonso Ruíz palácios. Museo. [Filme]. Min. 118.

[2] Jimena Campuzano. Sismo hoy 24 de septiembre de 2024: Temblor preliminar 4.6 ‘sacude’ Huixtla, Chiapas. Excelsior. https://www.excelsior.com.mx/nacional/sismo-hoy-24-septiembre-2024-mexico-ultimas-noticias-temblores-microsismos/1675469.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here