2º Debate sobre Mobilidade na Região Metropolitana de Salvador — Copa 2014
Local: Auditório do Crea-BA
Endereço: R. Professor Aloísio de Carvalho Filho, 402, Engenho Velho de Brotas (Acesso pela Ogunjá, em frente à Cesta do Povo)
APRESENTAÇÃO
Salvador está entre as cidades escolhidas para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. A escolha deve-se, dentre outros fatores, ao seu elevado potencial turístico e esportivo. No entanto, as inúmeras exigências da FIFA submetem a capital baiana a um rigoroso calendário referente às obras e serviços que precisam ser concluídos. Além de não contar com um estádio bem equipado para receber as partidas, a cidade tem sérios problemas de mobilidade urbana.
Um dos grandes desafios para Salvador sediar a Copa de 2014 refere-se especificamente às questões relativas à mobilidade urbana. Atualmente, Salvador assim como outras cidades brasileiras já se encontra diariamente aprisionada em grandes congestionamentos. Os gargalos no sistema viário fazem com que as principais avenidas da cidade se tornem “represas de veículos em marcha lenta”, com congestionamentos nos horários de pico. Há necessidade de um grande investimento em sistemas integrados de transportes coletivos de média e alta capacidade, para os quais existem estudos, mas não projetos executivos.
Este Seminário busca promover uma discussão sobre os projetos de mobilidade existentes em níveis Municipal e Estadual, além de debater as necessidades de mobilidade, em Salvador, e sua Região Metropolitana. Pretende-se, também, produzir um Relatório com as principais conclusões e recomendações para a redução desses problemas, buscando assim contribuir na escolha da melhor alternativa dentre os projetos apresentados.
Por fim, este Encontro deverá traduzir a mobilidade que Salvador necessita, não só com foco no evento da Copa de 2014, como também na melhoria dos deslocamentos diários para os moradores da cidade, deixando, através dos investimentos e ações previstas, uma contribuição para a redução das desigualdades sociais e para a democratização dos espaços públicos, norteada por uma visão de sociedade justa e igualitária.
OBJETIVO GERAL
Fomentar a discussão sobre a mobilidade e demais ações a serem implementadas em Salvador e na RMS, a partir dos investimentos previstos para as cidades que sediarão a Copa do Mundo 2014.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Conhecer as exigências e critérios definidos pela FIFA, para a participação de Salvador na Copa 2014.
2. Sensibilizar e estimular os profissionais envolvidos e a sociedade sobre a importância do tema mobilidade urbana, não só com foco na Copa 2014, como também na mobilidade sustentável para Salvador e RMS.
3. Conhecer os projetos existentes para Salvador e RMS, em níveis Municipal e Estadual, voltados para a mobilidade urbana;
4. Proporcionar uma troca de experiências entre segmentos envolvidos nas questões de mobilidade urbana;
5. Conhecer as possibilidades de contribuição do Governo Federal para as ações voltadas para a mobilidade urbana;
6. Produzir um Relatório com recomendações/sugestões sobre a escolha da melhor alternativa dentre os projetos apresentados, referente à mobilidade urbana e demais intervenções relacionadas ao tema, para atender às determinações da FIFA para a Copa 2014.
7. Disseminar os resultados dos temas discutidos no Seminário para os gestores públicos e a sociedade em geral.
PÚBLICO ALVO
Poder público, órgãos reguladores dos transportes públicos, profissionais do Sistema CONFEA/ CREA, comunidade acadêmica e estudantes, organizações não governamentais, representantes das empresas operadoras, entidades ligadas ao setor, sociedade em geral e demais interessados.
PARCERIAS E APOIOS
1. Companhia de Transporte de Salvador – CTS
2. Sindicato das Empresas de Transporte de Salvador – SETPS
3. Secretaria de Transporte e Infraestrutura de Salvador – SETIN.
4. Escola Politécnica – Departamento de Transporte – UFBA
5. Faculdade de Arquitetura – FAUFBA
6. Instituto dos Arquitetos do Brasil – Deptº. da Bahia – IAB/BA
7. Comissão Civil de Acessibilidade de Salvador – COCAS
8. Fórum A Cidade Também É Nossa
9. Movimento Vozes da Cidade
10. Câmara de Vereadores de Salvador – CVS
11. União por Moradia Popular – Bahia – UMP/BA
12. Federação das Associações de Bairros de Salvador – FABS
13. Sindicato dos Engenheiros da Bahia – SENGE
14. Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas da Bahia – SINARQ/BA
15. Clube de Engenharia da Bahia – CEB
PROGRAMAÇÃO
Dia: 06/10/2009 – Quinta-feira
14h – Mesa de Abertura
14h45min – Painéis: Projetos de Mobilidade para Salvador e RMS – Copa 2014
Painel I – Mobilidade além da Copa 2014
Painel II – Apresentação do Projeto de Mobilidade para Salvador – Copa 2014
Painel III – Interfaces da mobilidade na Região Metropolitana de Salvador
16h15min – Debate
17h – Mesa Redonda: “A Mobilidade que Salvador e RMS Necessita”
18h30min – Debates
19h – Encerramento
Observação:
Caso não seja atingido o número mínimo de participantes para a realização do evento, o CREA-BA reserva-se no direito de cancelá-lo com antecedência.
————————————————————————-
VAGAS LIMITADAS!!
Informações e inscrições:
Supervisão de Eventos do Crea-BA.
End: Professor Aloísio de Carvalho Filho, 402, Engenho Velho de Brotas – Salvador – BA.
Tel.: (71) 3453-8937 / 8989. / Fax: (71) 3453-8938.
E-mail: [email protected]
www.creaba.org.br