Das Ligas Camponesas à Anistia. Debate Cedem/Unesp
Das ligas camponesas à anistia: memórias de um militante trotskista (Fundação de Cultura Cidade do Recife e editora Bagaço – 2007, livro de Aybirê Ferreira de Sá, será o centro do debate no próximo dia 15 de outubro, quinta-feira às 18h30, promovido pelo CEDEM – Centro de Documentação e Memória da UNESP.
“Sei que escrevi conscientemente, pelo menos a minha verdade. Se pelo menos este livro servir de base para reflexão e autocrítica de nossos militantes revolucionários, seja de que tendência for, creio que atingi meu objetivo. Os fatos estão aqui expostos da forma mais clara. Admito que as análises e conclusões possam ser diferentes, mas os fatos em si, não”.
Aybirê neste relato de sua experiência de 25 anos como militante político brasileiro, do pré ao pós-1964, contribui para jogar luz sobre a resistência popular, a vida subterrânea das organizações de esquerda, as articulações políticas ocorridas nos bastidores e a ação clandestina dos órgãos de repressão. A obra conta a história da resistência política no período militar, a partir de fatos vivenciados por ele enquanto ex-preso político, militante de esquerda, jornalista e escritor. São 283 páginas abordando o tema e mais um vasto registro fotográfico, contendo o próprio Ayberê nas fotografias.
Ele narra fatos, dá opiniões envolvendo o movimento estudantil secundarista no Recife, em meados dos anos 1950, e comenta outras lutas como a da conquista do abatimento de 50% nos valores cobrados nos transportes coletivos. Relata também sobre as Ligas Camponesas em Pernambuco, o Movimento Revolucionário Tiradentes, o Partido Operário Revolucionário Trotskista – PORT, a prisão, a tortura, a luta democrática dos presos políticos, o Movimento pela Anistia e o período da abertura política. O livro é um exemplo para que outros militantes, com suas experiências de luta nos movimentos sociais de esquerda, organizem suas memórias e colaborem com os historiadores para a construção de uma nova realidade em prol da liberdade e da justiça social.
Expositor
Aybirê Ferreira de Sá
Inicia sua atuação no movimento estudantil secundarista no Recife no início da década de 1950
Militante do PORT até o início da década de 1980, participou das Ligas Camponesas até ser preso após o golpe militar de 1964
Esteve preso por 3 anos na década de 1970, participou do Movimento pela Anistia no Rio Grande do Sul
Debatedores
Cláudio Cavalcanti
Graduado e Doutorado em Sociologia – USP
Editor de livros didáticos da Editora Àtica
Murilo Leal
Doutor em História Social – USP, Coordenador do Curso de História da FACCAMP e Professor de História da UNG
Autor do Livro: “À esquerda da esquerda-Trotskistas,comunistas e populistas no Brasil Contemporâneo (1952-1966)”
Mediador
Tullo Vigevani
Doutor em história social – USP, Pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec)
Colabora com diferentes instituições e participa de diversos conselhos editoriais de publicações
Professor da UNESP e atua na área de ciência política, com ênfase em relações internacionais
PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!
Inscrições gratuitas c/ Sandra Santos pelo e-mail: [email protected]
Quando: 15/10/09 às 18h30 – quinta-feira
Local: CEDEM/UNESP – Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé)
(11) 3105 – 9903 – www.cedem.unesp.br