Espetáculo Festa – A Saga do menino Diamante – Uma Ópera Periférica.

Sinopse

Nosso espetáculo tem a pretensiosa vontade de narrar a saga da aventura humana.

Para contar esta história, utilizamos três prismas diferentes e simultaneamente unos, a saber:

1) o desenvolvimento do ser humano como ser social em sua saga histórica;
2) a construção da cidade como fruto e estímulo da ação do ser social;
3) a formação da consciência do indivíduo como apreensão particular do ser social;

Junto disso cabe a reflexão sobre a construção do herói e as grupalizações humanas que criam a figura do líder.

homens-maquina-a-industrializacao-da-vidaO primeiro ato que traz consigo um apêndice, um prólogo alerta aos viajantes, versa sobre o movimento do ser social construtor de história, da cidade, do capital. Esse movimento passa pelo deslocamento/migração, aglomeração no espaço urbano, industrialização (automotiva, construção civil) e favelização. No seio desse deslocamento opera a ideologia que tenta pinçar a idéia de herói na figura dos escolhidos que são exemplo da funcionalidade do sistema.

Um sistema hierárquico onde a perseverança, a resignação, a força de vontade, a competência individual, a competitividade, a rejeição do erro dentre tantas outras idéias são postas como características naturais e quando não como ideais de busca individual. Apresentar esse sistema é uma das tarefas da encenação do primeiro ato, apresentar as estruturas da construção da cidade é outra.

Esta é a apresentação do intenso movimento de inúmeros personagens reprodutores da vida e que na somatória de suas experiências alienadas, sem se darem conta, constroem a cidade, a sociedade e a história.

relacoes-dominantes-e28093-individuos-entrelacados-pelo-sistemaO segundo ato divide o público em dois grupos. A cisão dá-se de forma brusca. Num lado, o refugo humano vítima do despejo de uma favela; noutro, o seleto grupo de possíveis compradores de apartamentos de luxo em região nobre da cidade.

Os despejados ficarão em céu aberto e os privilegiados no conforto das poltronas dentro da sala de apresentações. Nestes contextos aprofundamos as contradições da sociedade espetacularizada, em meio à luta de classes, em duas abordagens:

1) As grupalizações que reproduzem o ideário dominante sem a clara percepção de que o fazem.
2) O asfixiante universo do indivíduo atomizado e consumidor das benesses e fetiches capitalistas.

A trajetória humana apresentada aparentemente redunda num circuito fechado onde não há espaço para a transformação da vida social. O ciclo perfeito se rompe justo pela imperfeição e a novidade das relações sociais que reproduzem um modo/sistema, mas carregam consigo a imperfeição e a impossibilidade da exata repetição dos eventos. Entendemos imperfeição ou erro ou falta como virtude capaz de por em cheque todo e qualquer sistema que busca a perfeição na reprodução de sua própria existência.

Soma-se a este esquema a tentativa de grupos humanos de analisar a realidade social e projetar caminhos para a transformação da realidade.

A festa, ou terceiro ato traz a possibilidade de quebra de alguns padrões e em posse de parcial liberdade, pois, mesmo aí a determinação social opera, experimentamos a bruma de um porvir, o projeto de sociedade descolado das cercas da ideologia dominante. A mesma festa é apresentada como o mergulho coletivo nas entranhas da sociedade do espetáculo.

Todos os sábados de 29 de agosto até 14 de novembro. Início ás 22horas até ás 4horas da manhã.

São 2 horas de apresentação e o restante é Festa.

Para mais informações acessem o blog: www.doloresbocaaberta.blogspot.com  e também http://www.flickr.com/photos/coletivodolores/

Em caso de chuva não haverá apresentação. Venha com roupas confortáveis

coletivo-doloresFicha Técnica / Fazedores da Saga:

Ananza Macedo, Cristiano Carvalho, Dirce Ane, Danilo Monteiro, Fernando Couto, Guga Idelbrando, Jaqueline Kaczorowski, Julia Saragoça, Luciano Carvalho, Luciano Costa , Maria Aparecida, Maria Eunice Sobrinho, Sandra Soares, Tati Matos, Tita Reis, Viviane Santos, Quinho Gonça, Yane Santiago, Renato Gama, Jhony Guima Luiz couto, Juninho Batucada, Ronaldo Gama, Lilo Cazarin, Adílio Cazarine, Xandi, Karina Martins, Eugênio Vojkovic, Cristian Sabja.

Direção 1 ato: Luciano Carvalho

Direção 2 ato interno: Danilo Monteiro / texto Danilo Monteiro e Yane Santiago

Direção 2 ato externo: Coletiva/Fernando Couto.

Cenografia Galpão 3 ato: Cristian Sabja

Cenografia 1 ato: Julia Saragoça

Cenografia 2 ato interno: Coletiva.

Iluminação: Quinho Gonça

Operação de iluminação: Eugênio Vojkovic

Figurino: Maria Eunice Sobrinho, Ananza Macedo e Viviane Santos

Preparação Corporal: Beatriz Coelho

Preparação Vocal: Danilo Monteiro

Trilha Sonora: Nhocuné Soul e músicas produzidas durante o processo pelo núcleo de música

Grafitti: Alexandre Yassu e Paulo Ito.

Registro: Léo Melo e Xandi

Colaboração e Provocação: Luiz Escape

Jogos e improvisação para ator: Alan Benatti

Interpretação: Daniela Gianpietro

Referências de Estudos: Karl Marx, Jean-Paul Sartre, Wilhelm Reich, Mauro Luis Iasi, Tiaraju Pablo.

Contatos:

Coletivo Dolores: 3433-8083

Luciano Costa: 9665-4747

Xande Gonça (Fotos e mídias digitais): 8259-0003

www.doloresbocaaberta.blogspot.com e/ou  http://www.flickr.com/photos/coletivodolores/

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