Solidariedade aos presos e presas da Lemos Brito (BA), aos presos e presas do MST-SP e ao Morro da Coroa (RJ)
NÓS, MÃES E FAMILIARES DAS VÍTIMAS DO ESTADO BRASILEIRO EM MAIO DE 2006, ESCREVEMOS AQUI EM MEIO A UMA CONJUNTURA TERRÍVEL PARA OS LUTADORES E LUTADORAS DO POVO BRASILEIRO.
NOS ÚLTIMOS DIAS FOMOS INFORMADAS PELOS GUERREIROS E GUERREIRAS DA ASSOCIAÇÃO DE FAMILIARES DE PRESOS E PRESAS DA BAHIA (ASFAP-BA) QUE OS PRISIONEIROS DOS MÓDULOS 1, 2, 3 E 5 DA PENITENCIARIA LEMOS DE BRITO TÊM SOFRIDO PERSEGUIÇÕES E VIOLAÇÕES DOS DIREITOS MAIS BÁSICOS DA PESSOA HUMANA. HÁ RELATOS DE SITUAÇÕES DE ESPANCAMENTO; RESTRIÇÕES AOS DIREITOS A FLUIÇÃO DE BENS CULTURAIS COMO TV; E O CONSUMO DE ÁGUA ESTÁ TOTALMENTE COMPROMETIDO POR UMA ÁGUA PODRE, COM DEJETOS DE POMBOS MORTOS QUE GRASSAM ESSA PENITENCIARIA. COMO SE NÃO BASTASSE, AGORA COM O ADVENTO DO CARNAVAL, A DIREÇÃO DA PENITENCIARIA EM CONSONÂNCIA COM A SUPERINTENDÊNCIA DE AÇÃO PENAL, ESTÁ FAZENDO UMA SÉRIE DE MUDANÇAS ARBITRÁRIAS NOS DIAS DE VISITAS, TENTANDO ANTECIPAR ALGUMAS PARA DIAS DE SEMANA – EM QUE A MAIORIA DOS FAMILIARES TRABALHA – ALONGANDO A AGONIA DE MUITOS PRESOS, QUE FICARÃO SEM VISITAS POR MAIS DE 15 DIAS. ISSO TUDO, ALÉM DE ILEGAL (POIS VIOLA UMA SÉRIE DE DIREITOS), É UMA VERDADEIRA FALTA DE RESPEITO E DE HUMANIDADE COM OS PRESOS (E PRESAS) QUE ESTÃO SOB A RESPONSABILIDADE DO ESTADO.
NOS ÚLTIMOS DIAS TAMBÉM TEMOS ACOMPANHADO COM EXTREMA PREOCUPAÇÃO O AGRAVEMENTO DA CRIMINALIZAÇÃO E PERSEGUIÇÃO CONTRA MILITANTES DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM-TERRA (MST), PRINCIPALMENTE AQUI NO ESTADO DE SÃO PAULO. AS INFORMAÇÕES QUE TEMOS É DE QUE JÁ TEM MAIS DE 50 MILITANTES DO MST INDICIADOS DE FORMA ARBITRÁRIA NO ESTADO; MAIS DE 20 MILITANTES TIVERAM SUAS “PRISÕES TEMPORÁRIAS” DECRETADAS; E 7 MILITANTES JÁ FORAM E SEGUEM PRES@S. PARA NÓS, MÃES DE MAIO, ISSO APENAS COMPROVA A DISPOSIÇÃO DO ESTADO EM ESTIGMATIZAR, CRIMINALIZAR E REPRIMIR O POVO POBRE, PRINCIPALMENTE AQUELES QUE SE LEVANTAM E SE REVOLTAM FRENTE A TANTAS INJUSTIÇAS SOCIAIS NOS CAMPOS E NAS CIDADES BRASILEIRAS.
FINALMENTE, RECEBEMOS TAMBÉM COM EXTREMA INDIGNAÇÃO, DE COMPANHEIR@S DA REDE CONTRA VIOLÊNCIA (RJ), A INFORMAÇÃO DE QUE POLICIAIS MILITARES, DIVIDIDOS EM DIVERSOS GRUPOS, ESTAVAM INVADINDO VIOLENTAMENTE CASAS EM DIVERSOS PONTOS DA FAVELA DA COROA (CATUMBI, RIO DE JANEIRO). QUE APARENTEMENTE, O BOPE TAMBÉM PARTICIPOU DA OPERAÇÃO, NA QUAL DOIS JOVENS FORAM BALEADOS, AO QUE TUDO INDICA DEPOIS DE DETIDOS POR POLICIAIS. SEGUNDO OS RELATOS, OS PMS NÃO DEMONSTRARAM NENHUMA PRESSA EM REMOVER OS BALEADOS PARA UM HOSPITAL, MUITO PELO CONTRÁRIO, FICARAM CIRCULANDO COM ELES PELO MORRO, DE MODO QUE VIERAM A FALECER. E QUE UM TERCEIRO JOVEM QUASE TEVE O MESMO DESTINO, MAS PARENTES E VIZINHOS CHEGARAM A TEMPO PARA SALVÁ-LO, DEIXANDO OS POLICIAIS IRRITARADOS COM AS RECLAMAÇÕES E INTERVENÇÕES DOS MORADORES, QUE PASSARAM A SER AMEAÇADOS POR ELES.
O QUADRO QUE TEMOS DIANTE DOS NOSSOS OLHOS, E NO DIA-DIA DE NOSSAS VIDAS – E AGORA ENQUANTO ESCREVEMOS RECEBEMOS INFORMAÇÕES DE MAIS VIOLÊNCIAS TB NO PAVÃO-PAVÃOZINHO (RJ)-, É DE UM VERDADEIRO MASSACRE E TERROR ORQUESTRADO PELAS ELITES E SEUS AGENTES ESTATAIS, VOLTADOS CONTRA O POVO POBRE E NEGRO E NOSSOS MOVIMENTOS SOCIAIS, NO CAMPO E NAS PERIFERIAS URBANAS.
AS MÃES DE MAIO SEMPRE FORAM, E CONTINUARÃO SENDO, SOLIDÁRIAS À LUTA PELO DIREITO À MEMÓRIA, À VERDADE E À JUSTIÇA DE TOD@S @S PERSEGUID@S E PRES@S POLÍTIC@S DO ESTADO BRASILEIRO, DESDE @S INDÍGENAS MASSACRAD@S, @S AFRICAN@S ESCRAVIZAD@S, OS CAMPONESES E CAMPONESAS EXPULSAS DE SUAS TERRAS E ASSASSINAD@S, @S OPERÁRI@S EXPLORAD@S, AS VÍTIMAS E PARENTES DE PRES@S E PERSEGUID@S POLÍTICOS DA DITADURA CIVIL-MILITAR, E A@S MILHARES DE PRES@S POLÍTIC@S ATUAIS DO ESTADO BRASILEIRO, EM SUA MAIORIA NEGRA E POBRE, DAS PERIFERIAS E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS!
VIVEMOS UM VERDADEIRO ESTADO DE GENOCÍDIO BURGUES, RACISTA E AÚTORITARIO, CUJOS AGENTES ESTATAIS DE TODAS AS INSTÂNCIAS SE ACHAM DONOS DE TUDO E DE TODOS, A COMEÇAR PELA VIDA DAS PESSOAS QUE ELES ACHAM QUE SÃO APRISIONÁVEIS E DESCARTÁVEIS, CRIANDO UMA VERDADEIRA DITADURA CONTINUADA NO PAÍS.
INSISTIMOS QUE, SE NÃO DERMOS JUNT@S UM BASTA NISSO, AMANHÃ SERÁ VOCÊ!
JÁ BASTA: NÓS TRABALHADORAS E TRABALHADORES, POBRES E PRET@S QUEREMOS VIVER EM LIBERDADE!
SEGUIREMOS ATENTAS E COM ATITUDE!
MÃES DE MAIO
Prezadas mães, se quiserem apoio da SOS DIREITOS HUMANOS favor entrar em contato conosco.
Dr. OTONIEL AJALA DOURADO
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS – DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
http://www.sosdireitoshumanos.org.br