Jornada de lutas do Terra Livre em Goiás é vitoriosa!
29-05-2009 – 11:50

No dia 23 de maio se encerrou a jornada de lutas que lançou o movimento Terra Livre em Goiás. Foi uma jornada vitoriosa, com repercussão na mídia regional, com cobertura das emissoras de televisão, radio, jornais e junto às organizações dos trabalhadores. Com isso após 4 dias de ocupação o superintendente do Incra-GO cedeu e se comprometeu a atender 80% das nossas reivindicações.

Ainda conseguimos uma agenda com 5 diretores do Incra Nacional que se comprometeram a liberar recursos para que o Incra regional realize as vistorias e validarão o acordo assinado com a Superintendência.

Durante a ocupação realizamos formação política, palestras, duas oficina com integrante da RECID e um grupo de 40 trabalhadores realizam uma doação de sangue no Hemocentro como ato humanitário e político.

Os trabalhadores do Terra Livre também participaram de atividade na CONAB, onde os diretores apresentaram os projetos de compra antecipada e garantia de compra da produção dos assentados, onde agendamos uma visita do Superintendente dia 08 de junho em Caçu e Itarumã, cidades onde temos pré-assentamentos para apresentar os programas para as demais famílias dos assentamentos da região.

Participamos da Conferência de Segurança Pública do campo que foi realizada no auditório da faculdade de direito da UFG, onde levamos um texto sobre a criminalização dos movimentos sociais e de suas lutas e a diferença entre invasão (atividade criminosa) e ocupação (ação política).

Estas atividades tiveram ampla participação dos trabalhadores. Enquanto isso a coordenação do movimento participara de varias outras reuniões de articulação. A primeira foi com o dep. est. Mauro Rubem (PT), que articulou uma reunião com a Superintendente da Caixa Econômica Federal onde discutimos a possibilidade de um convênio da Caixa com o Incra para recursos complementares para habitação nos assentamentos no valor de 10 mil reais, para ampliação e reforma das casas. Após a reunião o deputado visitou a ocupação. Vários ativistas também foram ao INCRA ocupado prestar solidariedade representando a Conlutas, o Sindialimento, o Stiueg e entre outras entidades.

Nos reunimos também com a Agetop (Agência estadual de transportes) que tem emitido notificações para a retirada dos acampamentos das rodovias estaduais. Conseguimos o comprometimento de que não irão mais pedir reintegração de posse dos acampamentos que estão nas margens das rodovias.

Outra reunião importante foi a audiência do Fórum Estadual pela Reforma Agrária e Justiça no Campo com a direção do INCRA regional. Nesta reunião estavam presentes todos os movimentos que atuam no campo em Goiás, onde acabamos nos destacando pelo fato da ocupação.

No final da sexta feira com a maior parte das reivindicações atendidas os trabalhadores reunidos decidiram por desocupar o INCRA-GO. Porém as demandas dos assentamentos não poderiam ser encaminhadas, pois o IBAMA está retendo por anos a liberação das Licenças de Instalação e Operação. Se já não bastasse a lentidão do INCRA o IBAMA tem freado o desenvolvimento dos assentamentos. As famílias depois de anos na luta pela terra, quando finalmente a conquistam são impedidas de produzir.

Diante deste impasse, os trabalhadores e trabalhadoras do movimento Terra Livre decidiram pela ocupação da Superintendência do IBAMA de Goiás. Esta ação teve também uma boa repercussão na imprensa estadual. Com esta ação conseguimos que o superintendente do IBAMA-GO participasse de uma reunião com a equipe do INCRA regional, que ocorreu na segunda-feira. Nesta reunião as instituições se comprometeram a agilizar a liberação das licenças.

A estratégia adotada pelo movimento demonstrou ser acertada, e foi importante o comprometimento dos trabalhadores e trabalhadoras nas reuniões, nas ações e na organização interna da ocupação. A ocupação foi vitoriosa demonstrou que o atual superintendente está desmoralizado e não tem condições políticas para seguir dirigindo o INCRA. Está sendo elaborado um documento assinado por todos os movimentos para ser entregue ao Presidente Nacional do INCRA Rolf Hackbart, onde a maior parte do documento saiu de uma proposta de gestão para o INCRA apresentada por nosso movimento. Só quem luta pode conseguir a vitória! Parabéns aos trabalhadores e trabalhadores que travaram mais esta luta.

Reforma Agrária sob o controle dos trabalhadores!
Quem faz a terra livre é o povo organizado!
TERRA LIVRE
movimento popular do campo e da cidade
www.terralivre.org
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here