Comunicado da Coordenação Nacional do MTST sobre o MTST/RJ

 

Aos militantes e aliados do MTST

O Rio de Janeiro tem sido o principal palco da política de criminalização e segregação social desenvolvida pelo Estado brasileiro nas periferias urbanas do país. Desde os Jogos Pan-Americanos, passando pela preparação para a Copa-2014 e Olimpíadas-2016, o Rio se converteu num verdadeiro laboratório de atrocidades contra os trabalhadores mais pobres, moradores de favelas e comunidades periféricas. Militarização, despejos e higienização são as receitas que tem tido o Rio como modelo.

Por essas razões, o MTST considera essencial uma atuação efetiva no Rio de Janeiro, buscando fortalecer a necessária resistência a estes ataques. Para tanto, é imprescindível um trabalho de base enraizado nas comunidades afetadas e uma organização capaz de construir mobilizações massivas.

Infelizmente, o coletivo de militantes do MTST/RJ não tem avançado no sentido de encarar estes desafios. Não há atualmente um trabalho de base consistente, nem tampouco um debate efetivo de como fazê-lo, o que se expressa inclusive na ausência de participação do MTST/RJ no conjunto de mobilizações e jornadas nacionais construídas pelo MTST e pela Resistência Urbana – Frente Nacional de Movimentos, nos últimos anos.

A Coordenação Nacional do MTST avalia que este problema remete a duas razões fundamentais: (i) a falta de organicidade, coesão e incorporação do método de trabalho de base do Movimento pelo coletivo do MTST/RJ; (ii) o envolvimento prioritário de alguns dos principais militantes do coletivo do MTST/RJ na construção da organização político-partidária de que fazem parte, o que gerou uma incompatibilidade na dupla militância.

Por isso, a Coordenação Nacional do MTST decidiu pela dissolução do Coletivo do MTST/RJ, seguida de um esforço de construção efetiva do Movimento no Rio de Janeiro, pautado pelo trabalho de base. Por entender que o coletivo do MTST/RJ não encontra-se em condições de levar adiante esta proposta, este esforço será empreendido e acompanhado diretamente pela Coordenação Nacional do MTST.

Coordenação Nacional do MTST
São Paulo – 16/12/2011

Leia aqui a resposta do MTST do Rio de Janeiro ao comunicado da Coordenação Nacional do MTST

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here