Cinema Comunitário, filme “O pesadelo de Darwin”, de R. Sauper, na Casa Viva

Local: Praça Marquês de Pombal, 167 – Porto
Sábado, 20 junho, às 16h30

O Pesadelo de Darwin, de Rupert Sauper

(107′) Documentário

As margens do maior lago tropical do mundo, considerado como o berço da Humanidade, são hoje o palco do pior pesadelo da globalização.

Na Tanzânia, nos anos 60, a perca do Nilo, um predador voraz, foi introduzida no lago Vitória, como experiência científica. Depois, praticamente todas as populações de peixes indígenas foram dizimadas. No entanto, aquilo que por um lado foi um desastre ecológico, mostrou-se comercialmente rentável, pois a perca do Nilo disseminou-se rapidamente e foi alvo de grande procura externa, sendo exportada para os mercados europeu e japonês.

Embora este negócio seja lucrativo, não gerou uma melhoria das condições de vida da maioria da população circundante, entregue a recursos escassos e a perspectivas de vida limitadas, e é o reflexo desta mudança nos habitantes da área que O Pesadelo de Darwin explora, não poupando ataques ferozes ao lado mais dúbio da globalização.

Pescadores, políticos, pilotos russos, prostitutas, crianças,industriais e comissários europeus são os actores de um drama que ultrapassa as fronteiras do país africano. No céu, enormes aviões de carga da ex-União Soviética formam um ballet incessante, abrindo a porta a outro tipo de comércio: o comércio de armas.

O Pesadelo de Darwin foi escrito e realizado por Hubert Sauper. O documentário, legendado em português, tem produção conjunta de França, Áustria e Bélgica.

cinemacomunitario.blogspot.com

casa-viva.blogspot.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here